Vários vereadores exibiram documentários na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Bragança Paulista, na terça-feira, 27.
MÁ CONSERVAÇÃO DE ESTRADAS RURAIS
O vereador Luiz Sperendio reclamou das condições da Estrada do Galo Branco. Moradores afirmaram que o prefeito João Afonso Sólis (Jango) teria prometido asfaltar o local, mas nem cascalho foi jogado. Os próprios moradores é que se uniram e acabaram arcando com o serviço. Luiz criticou a administração pela falta de compromisso com a Zona Rural.
Um dos documentários mais longos exibidos foi do vereador Toninho Monteiro. Ele mostrou trecho de uma reportagem do apresentador Angelito Neto sobre a estrada do Araras dos Cardoso. No local, a má conservação da estrada é visível. Há muito mato e pedras soltas no chão causam risco, especialmente a motociclistas.
No dia 2 de março, um acidente fatal ocorreu no bairro e a reportagem mostrou depoimentos de familiares e amigos do rapaz que pilotava uma motocicleta e acabou parando embaixo de um caminhão.
O agravante é que, um ano antes, o prefeito Jango teria participado de reunião na casa de parentes da vítima e, então, teria prometido melhorias para a estrada, as quais não ocorreram, conforme as declarações dos moradores.
Muitas críticas foram dirigidas à administração, especialmente sobre o cascalhamento. Os moradores afirmam que a Prefeitura joga restos de entulhos na estrada e sequer passa com o rolo compressor para assentar as pedras. Isso acaba fazendo com que os motociclistas escorreguem, apontam.
Depois de exibir o vídeo, o vereador Toninho Monteiro contou que os moradores do Araras receberam um comunicado avisando de uma prova de rally que vai acontecer neste fim de semana, passando pelo Curitibanos e Campo Novo também.
Trata-se do 6º Rally de Velocidade de Bragança Paulista, organizado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) e realizado pela Pró Rally Eventos, empresa com sede em Atibaia.
Os vereadores opinaram que talvez o prefeito não tenha arrumado a estrada para dar melhores condições ao rally, pois para esse tipo de prova, quanto pior estiver o caminho, melhor.
Outro questionamento feito foi sobre o fechamento da estrada durante o fim de semana, já que o comunicado avisa os moradores sobre os riscos e orienta que eles não devem passar pelo lugar durante o período de provas.
Após algumas discussões sobre o assunto, os vereadores decidiram enviar um ofício ao prefeito pedindo o cancelamento do evento.
A má conservação das estradas rurais também foi citada pelo vereador Tião do Fórum, que apontou problemas no Bom Retiro dos Mourão.
Moradores do local afirmaram que há uma criança que frequentemente usa ambulância para tratamento e que, por causa das péssimas condições da estrada, o veículo não chega até a casa da paciente, que tem de se deslocar de madrugada até o ponto mais alto para pegar o transporte.
Trata-se de uma rua em declive que está com valetas e pedras soltas nas encostas. O vereador cobrou solução para o caso.
OBRAS NO MATADOURO
As obras que estão sendo feitas na Praça do Matadouro foram exibidas em documentário do vereador Régis Lemos, que afirmou que ela se encontra abandonada.
O banco e o ponto de táxi que havia na praça foram retirados sem qualquer explicação e a previsão de que a obra termine em maio deste ano provavelmente não se concretizará, conforme apontou o vereador.
Régis disse que os munícipes que acompanham as obras de perto afirmam que apenas dois funcionários trabalham na praça e há materiais espalhados por todo o espaço.
O vereador ainda disse que, quando visitou a praça, não havia ninguém trabalhando no local.
ESTRAGOS DA SABESP
Desde que as obras para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) começaram em Bragança Paulista, elas ocasionaram outras obras, as quais, por sua vez, estão retalhando toda a cidade.
A vereadora Beth Chedid mostrou a enorme valeta aberta pela Sabesp na Rua Professor Ângelo Magrini Lisa, na Vila Mota.
Ela questionou o prefeito sobre seu prestígio com a Sabesp, autarquia do estado, que é governado pelo PSDB, mesmo partido do prefeito.
De acordo com relatos de moradores das imediações, o buraco estava aberto já há alguns dias.
ATRASOS EM EXAMES
O vereador Miguel Lopes falou dos atrasos em exames no Posto de Saúde Pedro Megale. Ele visitou o local e constatou que há pacientes esperando há seis meses e até dois anos por exames solicitados por médicos do posto.
Miguel afirmou que, em alguns casos, os pacientes são idosos e acredita que o problema aconteça em outros postos de saúde também.
O vereador sugeriu que a Secretaria Municipal de Saúde faça um arrastão de exames na rede a fim de eliminar a fila de espera.
0 Comentários