A Prefeitura de Bragança Paulista conquistou a escritura definitiva do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, conhecido como Posto de Monta. O terreno foi doado ao município em dezembro de 2022 pelo governo do estado de São Paulo e agora está oficialmente incorporado ao patrimônio público municipal.
A assinatura da escritura ocorreu no gabinete do prefeito Amauri Sodré, por meio das Secretarias de Planejamento e de Desenvolvimento dos Agronegócios, na tarde de quinta-feira, 13. O Termo de doação foi publicado no dia 24 de dezembro de 2022 na Imprensa Oficial do Estado (DOE).
O próximo passo será a matrícula, quando toda a documentação será transferida para o município, que passará a ter a posse plena do Posto de Monta.
O prefeito Amauri Sodré expressou sua gratidão pela conquista, relembrando o saudoso Jesus Chedid. “Infelizmente ele não está mais conosco para acompanhar esta conquista. Mas concretizamos o sonho de termos de volta o recinto do Posto de Monta, que era nosso direito. Agradeço ainda ao deputado Edmir Chedid pelo empenho junto ao governo do estado para que pudéssemos ter de volta esse espaço”, destacou.
“Hoje nessa tarde festiva podemos dizer formalmente que o Posto de Monta pertence ao município de Bragança Paulista. Foi concedido pela Fazenda do Estado de São Paulo após todos os trâmites. Agora todos os bragantinos podem dizer que o espaço é nosso. Na prática, o município poderá fazer os investimentos e interferências necessárias no local para atender todas as demandas da população. Essa é mais uma importante atitude do prefeito professor Amauri Sodré pensando no bem da população. Um espaço fenomenal ao município e referência em toda a região”, comentou a secretária de Planejamento, Camilla Gallucci Tomaselli.
O secretário de Desenvolvimento dos Agronegócios, Aniz Abib Júnior, explicou que os trabalhos para a doação do imóvel foram iniciados em 2019 pelo deputado estadual Edmir Chedid. Na época, foi levantada toda a documentação necessária para o início do processo. No ano seguinte, em janeiro de 2020, Rodrigo Garcia, à época, governador em exercício, havia sinalizado a autorização para doação do imóvel. Em fevereiro de 2022, representantes do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado de São Paulo estiveram em Bragança Paulista vistoriando a área. E após todo esse trâmite, o governo formalizou a doação definitiva do local. “Bragança Paulista tem agora a oportunidade de realizar todos os grandes eventos no Posto de Monta e ampliar seu uso”, disse.

O prédio do Posto de Monta, com uma área de aproximadamente 300 mil metros quadrados e está avaliado em cerca de R$ 150 milhões. Com a propriedade sob responsabilidade da Prefeitura, será possível realizar melhorias, promover o turismo e gerar empregos e renda para as famílias. Um dos planos é a criação de um Centro de Convenções com um hotel.
Investimentos já estão sendo realizados, como a construção de um galpão de exposições, custeado pelo estado, que contará com toda a infra-estruturar necessária para receber eventos shows. A iniciativa beneficiará tanto os agricultores quanto a cultura, o turismo e o desenvolvimento econômico do município, gerando emprego e renda.
O Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, onde está situado o Posto de Monta, abriga semanalmente feiras livres e eventos anuais, como a festa agropecuária e do Peão de Boiadeiros, o Festival da Linguiça e a Feira das Nações. Neste ano, o Carnaval também foi realizado no local.

0 Comentários