Na próxima segunda-feira, 25, acontece, no Clube de Regatas Bandeirantes, das 9h às 18h, o Fórum da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.
O evento é uma realização da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres e do Fundo Social de Solidariedade, com apoio de todas as secretarias municipais, do Clube de Regatas Bandeirantes e dos Conselhos Municipais.
O objetivo do fórum neste ano é buscar melhorias e garantir políticas públicas municipais. Durante o encontro, serão apresentados os serviços que são oferecidos gratuitamente no município, como eles funcionam e como direcionar a vítima de violência.
Os interessados deverão se inscrever via formulário online: https://forms.gle/JCE7Wcu2jD6Y77Cf6, ou no dia do evento. Àqueles que não tenham condições de ir usando veículos próprios, cabe informar as linhas do transporte coletivo urbano que passam pelo local: 120 (Conj. Marcelo Stefani via Morumbi), 116 (Conj. Marcelo Stefani via Cedro), 110 (Marina até Taboão).
Todos os presentes receberão certificado de participação e contribuirão diretamente para a melhoria da rede de apoio através de feedbacks sobre cada palestra e indicação para melhorias nos setores. Todo o material será analisado pela equipe técnica da Coordenadoria de Políticas paras as Mulheres e dos Órgãos participantes para construção do plano de trabalho 2020.
“É extremamente importante que a sociedade civil esteja conosco neste dia, precisamos informar e capacitar o maior número de pessoas para saberem como agir em casos de violência. São altos os índices de violência na cidade e também de desistência de sequência do processo, precisamos entender essa demanda e, principalmente, essas desistências”, comentou Francine Pereira, presidente da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres.
Já para o coordenador adjunto Atílio Nory, o fórum é um marco de avanço. “Ainda somos novos, pois a coordenadoria foi criada em 2014. Nesta Administração Municipal estamos avançando nos atendimentos das Secretarias Municipais e parceiros, garantindo direito, saúde, educação e bem-estar às vítimas de violência doméstica”, afirmou.
O município de Bragança Paulista possui rede de atendimento à mulher, que de acordo com a Administração, é uma das mais completas da região. Fazem parte dessa rede de apoio a Coordenadoria de Política para as Mulheres, o Projeto Guardiã Maria da Penha, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, atendimento da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), atendimento direcionado da Secretaria da Saúde por meio dos agentes comunitários capacitados para abordar o tema, Delegacia da Mulher, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com atendimento diferenciados à mulher vítima de violência, Ministério Público com promotores especializados, organizações não governamentais direcionadas ao atendimento à mulher, Projeto Rendar, Promotoras Legais Populares (PLPs), Universidade São Francisco, Santa Casa, Asilos, Conselho Tutelar, Lions Clube e outros grupos informais direcionados ao atendimento da Mulher, como o Projeto Equilíbrio.
O CRB está localizado na Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 500, no Tanque do Moinho. Confira a programação e participe!
9h - Credenciamento
9h30 - Abertura do evento
10h - Ioga, com Alessandra Cunha
10h15 - Explicação sobre a dinâmica do evento
10h30 - Explanação sobre o atendimento à mulher vítima de violência, pela Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (Semads)
11h - Violência contra a mulher, com a psicóloga Maria Cristina Zago, que realiza mensalmente um grupo de estudos sobre o tema na Semads, na última quarta-feira do mês
11h30 - Atendimento às mulheres, pela Secretaria Municipal de Saúde
12h - Dança do Ventre, com o Espaço Cultural Simone Lima
Das 12h15 às 13h15 - Intervalo
13h15 - A violência contra a mulher negra, com Iracema de Lima Dias Campos
13h30 - A capitão Viviane Cristina Santana, que atua no 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI) da região de Bragança Paulista, falará sobre sua participação no 173º Curso Internacional de Treinamento “Combate à violência contra mulheres e crianças através do tratamento do agressor: prevenção de reincidência”, em Tóquio, de 21 de agosto a 20 de setembro de 2019, em que apresentou a ferramenta “SOS Mulher” para promotores de justiça, juízes e delegados de diversos lugares do mundo
14h - O trabalho da Guarda Civil Municipal de São Paulo no combate à violência, com a inspetora comandante superintendente da GCM, Elza Paulina de Souza
14h30 - O Projeto Guardiã Maria da Penha, com as guardas civis municipais e coordenadoras do Projeto, Carmelita de J. Valença e Karen Aparecida da Silva
15h10 - O direito da mulher e o atendimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com Dilza Maria Raimundo Cardoso
15h30 - O Conselho Tutelar fará uma explanação sobre o modo como a violência contra a mulher atinge toda a estrutura familiar
15h50 - Delegacia da Mulher, com Denise Jordão de Toledo
16h - Atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Bragança Paulista
16h20 - Intervenção Cultural, com o Grupo Reviver e Instituto Desperttah
17h - Participação dos Promotores convidados: Cristiano Pereira Moraes Garcia, Adonai Gabriel, Rogério José Filócomo Júnior e Carmen Natália Alves Tanikawa
17h40 - Encerramento com Maracatu, com Malungos do Baque
0 Comentários