Na noite da última quarta-feira, 22, após uma longa espera, pela primeira vez após início da pandemia do coronavírus, o Estádio Nabi Abi Chedid recebeu a presença de 1.203 torcedores, na partida entre Red Bull Bra-gantino e Libertad (Paraguai), pela semifinal da Copa Sul-americana de Futebol.
O evento autorizado pela Prefeitura de Bragança Paulista, e realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), foi utilizado pelo município como evento teste para o retorno de público em variadas eventualidades futuras. Para recepcionar o público durante a partida, foram feitos estudos e cálculos baseados na quantidade de pessoas vacinadas no município e no espaço oferecido pelo clube, de modo a cumprir as regras estabelecidas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e os órgãos de saúde.
Na ocasião, profissionais da Vigilância Sanitária (Visa) e da Vigilância Epidemioló-gica realizaram, nos portões de acesso, o teste rápido aleatoriamente em alguns torcedores que já estavam completamente imunizados com as duas doses das vacinas ou com dose única. Na oportunidade, nenhuma das pessoas testadas teve resultado positivo para o vírus e puderam assistir à partida tran-quilamente. O controle na parte interna do estádio foi realizado por agentes do Red Bull Bragantino.
A secretária municipal de Saúde, Marina de Oliveira, acompanhou a ação e explicou os trabalhos desenvolvidos para o evento. “É um teste para que a gente entenda se o público cumprirá os protocolos estabelecidos como o uso obrigatório de máscara, álcool em gel, o distanciamento social, entre outros. A principal exigência para entrar no estádio e assistir à partida foi a apresentação do comprovante de vacina completo com ambas as doses aplicadas ou com dose única, ou para quem ainda não foi imunizado realizar o exame RT-PCR 72 horas antes do evento. Estamos observando a entrada dos torcedores e comportamento de todos. Temos certeza que dará tudo certo e teremos sucesso neste evento teste”, declarou.
A Guarda Civil Municipal (GCM), junto às demais forças de segurança presentes, foi a responsável pela ordem e segurança no estádio e nas proximidades, conforme explicou o secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin. “Nós costumamos apoiar e trabalhar na linha de frente junto às forças de segurança do município neste tipo de iniciativa, sempre visando à segurança da população, inclusive no entorno do estádio, ainda mais hoje neste teste, que norteará outros possíveis eventos na cidade”.
“Estamos muito felizes por ter essa oportunidade de realizar esse evento teste. Está todo mundo imbuído para entregar a melhor experiência aos torcedores, com todo protocolo exigido e o serviço que esperamos entregar para que seja um grande evento. Essa é a nossa expectativa e estamos trabalhando neste sentido”, celebrou o diretor executivo do Red Bull Bragantino, Marcelo Ferreira.
Agora, a Saúde vai analisar os testes apresentados, tanto os RT-PCR fornecidos aos torcedores na semana anterior pelo Red Bull Bragantino, quanto os realizados na porta do estádio, minutos antes da partida de futebol. Um relatório será elaborado com todas as observações sobre o evento teste, pensando em futuros eventos que possam vir a acontecer.
0 Comentários