Na manhã de quinta-feira, 14, o prefeito Jesus Chedid, o vice-prefeito Amauri Sodré e a secretária municipal de Saúde, Marina de Oliveira, participaram de uma reunião virtual, organizada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), para tratar sobre a vacinação contra a Covid-19. O encontro ainda contou com a presença do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
Segundo o ministro, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove o uso emergencial das vacinas do Butantan (Coronavac) e da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz (AstraZeneca) – o que deve ocorrer neste final de semana –, a vacinação terá início na quarta-feira, 20. Com a aprovação, neste mês, estarão disponíveis 8 milhões de doses, sendo 6 milhões do Instituto Butantan e 2 milhões da Fiocruz.
O ministro garantiu que, até segunda-feira, 18, as doses de vacinas estarão nos estados, que serão responsáveis por fazer a distribuição aos municípios. Na primeira fase, conforme diretrizes do Ministério da Saúde, serão imunizados idosos abrigados em unidades asilares, profissionais da saúde e indígenas.
Ainda segundo o ministério, o governo federal contratou 354 milhões de doses de vacina contra o corona-vírus.
Mais de 120 representantes das maiores cidades do país, incluindo 16 capitais, participaram da audiência. Segundo a FNP, a maioria dos municípios está preparada para iniciar a vacinação.
LOGÍSTICA
Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião com técnicos da Atenção Primária de Saúde e Vigilância Epidemiológica para alinhar a logística para a vacinação contra a Covid-19.
A imunização, que seguirá as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, ocorrerá nas 29 unidades de saúde da cidade, em seus respectivos horários de funcionamento, e também no Ônibus da Saúde.
O armazenamento das vacinas e insumos ocorrerá em local estratégico e com segurança armada 24 horas. O abastecimento das vacinas será feito diariamente, não havendo estoque de doses nas unidades.
De acordo com a pasta, Bragança Paulista possui estoque de 100 mil agulhas e seringas.
0 Comentários