Foto: reprodução Pixabay
news-details
Geral

Prefeitura orienta população sobre a febre maculosa

Apesar de o último caso registrado da doença na cidade ter ocorrido em 2017, a Prefeitura de Bragança Paulista vem orientando a população sobre a febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela. As ações, que já passaram pelos bairros Bom Retiro e Paiolzinho, são realizadas pela Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica.

Os sintomas da doença englobam desde febre alta, dor no corpo e dor de cabeça, até a presença de “pontinhos” avermelhados nas mãos e pés. A transmissão ocorre pela picada do carrapato-estrela, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii, presente em bovinos, equinos e roedores, como a capivara por exemplo. Por isso é importante ficar alerta ao visitar locais de mata fechada, florestas ou o habitat desses animais.

Outro cuidado importante é com os pets, que também podem ser infectados. O indivíduo com suspeita da doença deve procurar um pronto socorro para atendimento médico. Vale destacar que, caso não tratada, a febre maculosa pode se agravar e levar ao óbito do paciente.

“É recomendável examinar o corpo a cada três horas, usar roupas claras para facilitar enxergar melhor os parasitas e usar repelentes. Ao encontrar carrapatos no corpo, retire preferencialmente com auxílio de uma pinça, sem esmagar com as unhas para não ocorrer a liberação de bactérias, quanto mais rápido a retirada, menor será o risco de contrair a doença”, alerta a Administração Municipal.
 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image