As obras de remodelação da rotatória da Praça São Francisco, no Taboão, principal acesso viário da cidade, estão em fase final. A semaforização implantada no local oferecerá segurança para motoristas e pedestres.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, circulam pelo local, em média, 44 mil veículos por dia, vindos das mais diferentes regiões da cidade, de municípios vizinhos, ou apenas de passagem para o Circuito das Águas e Sul de Minas Gerais. “É o mesmo que dizer que um em cada quatro moradores de Bragança Paulista passa por lá uma vez por dia”, exemplifica o secretário Rogério Crants-chaninov. “Dada essa importância, o projeto partiu de uma contagem volumétrica veicular, que considera a quantidade de veículos na hora/pico que trafega por cada um dos acessos da rotatória”, acrescenta.
Essa contagem constitui uma base de dados que fomenta um programa de computador de microssimulação, capaz de determinar a melhor configuração viária para absorver o tráfego de veículos medidos. “A partir daí, é feito o projeto viário, detalhando as adequações geométricas, o posicionamento dos semáforos, bem como a sinalização vertical e horizontal que será implantada”, explica Rogério.
Uma das principais alterações geométricas definidas é a criação de faixa adicional de rolamento na Avenida D. Pedro I em ambos os sentidos, e de travessias de pedestres. “A semaforização da rotatória trará segurança para os pedestres que contarão com cinco travessias sinalizadas, além de disciplinar a movimentação de veículos que cruzam pelo local e eliminar os conflitos veiculares existentes, reduzindo as situações de riscos de acidentes de trânsito”, completa.
Os semáforos estão posicionados nos seguintes pontos: Av. D. Pedro I, na chegada da Rodovia Fernão Dias; chegada da Av. Antônio Pires Pimentel; Av. Dom Pedro I, na saída para a Rodovia Fernão Dias.
Eles estão sincronizados entre si e também com os semáforos da Praça Nove de Julho, Av. dos Imigrantes x Av. Europa e Av. dos Imigrantes x Av. Felipe Siqueira, por meio da Central Semafórica, instalada na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. “Isto garante uma maior fluidez do tráfego em diferentes horas do dia, sejam dias úteis, finais de semana ou feriados”, fala o secretário.
Além disso, os semáforos contam com o equipamento no break, que garante o funcionamento dos equipamentos por cerca de quatro horas caso venha a faltar energia elétrica.
O projeto foi realizado pela Urba – Arquitetura e Design para Cidades, as obras civis e a semaforização foram executadas pela Meng Engenharia, a sinalização horizontal está sendo feita pela empresa Novo Rumo Sinalização Viária e a sinalização vertical, pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
O valor total dos serviços foi de R$ 541.163,40, custeados com recursos provenientes de multas de trânsito.
0 Comentários