Prefeitura e casa do prefeito são alvos de investigação do Ministério Público

Na manhã dessa segunda-feira, 5, o Ministério Público do estado de São Paulo cumpriu mandados de busca e apreensão em Bragança Paulista. A operação, realizada por intermédio dos Setores de Competência Originária Criminal e Crimes de Prefeitos, da Procuradoria-Geral de Justiça, com apoio de promotores de Justiça, teve como alvos a casa do prefeito Fernão Dias da Silva Leme e a Prefeitura.

Na casa do prefeito, localizada em condomínio fechado, na região do Jardim Europa, foram encontradas armas de fogo, todas registradas, dentre elas, uma pistola com mira a laser. Esse dispositivo seria de uso restrito, por isso, a arma foi apreendida.

Informações extraoficiais dão conta de que a esposa de Fernão Dias, a primeira-dama Rosângela Leme, foi levada para Campinas para depor e teria sido autuada em flagrante porque a pistola com a mira a laser estaria em seu nome. Porém, em nota, a Prefeitura não deu muitos detalhes sobre a operação e o prefeito, que daria coletiva de imprensa na tarde dessa segunda-feira, 5, acabou nem anunciando o compromisso.

Consultado, o Ministério Público também não esclareceu detalhes da operação, apenas emitiu nota afirmando que os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Bragança e em Indaiatuba e que as diligências foram autorizadas pelo Tribunal de Justiça do estado de São Paulo no curso de procedimento investigatório criminal, instaurado para apurar a obtenção de vantagem ilícita por agentes públicos e empresários, em razão de desapropriações de glebas de terra, para a implementação de empreendimentos imobiliários e com suposta omissão de membro do Ministério Público com atribuições na área de Meio Ambiente e Habitação e Urbanismo na comarca de Indaiatuba, como também suposto envolvimento de seu familiar.

De acordo com informações de sites que noticiaram o ocorrido, em Indaiatuba, o Ministério Público e a Polícia Militar apreenderam cerca de R$ 1,5 milhão entre cédulas da moeda nacional, dólares e euros na casa do prefeito Reinaldo Nogueira. Na Prefeitura daquele município, teriam sido encontrados mais R$ 400 mil.

Na Prefeitura de Bragança Paulista, onde membros do Batalhão de Ações Especiais (Baep) apoiaram o cumprimento do mandado de busca e apreensão, apenas foram coletados documentos.

Em nota, a Prefeitura explicou que sua sede, bem como a residência do prefeito, sofreram ações de busca e apreensão de documentos por parte do Ministério Público, mas que eles não foram informados oficialmente do objeto das investigações. “A Prefeitura de Bragança Paulista reafirma que o prefeito e os funcionários da Prefeitura estão à disposição da Justiça para qualquer esclarecimento. Sem a necessidade de operações invasivas e sem nenhum direito de defesa. Todas as denúncias que por ventura ocorram serão esclarecidas para a população e para a Justiça dentro do devido processo legal”, conclui a nota.

Apesar de não conceder coletiva de imprensa, o prefeito Fernão Dias publicou em um grupo do WhatsApp um áudio em que fala sobre o ocorrido. O áudio acabou se espalhando por diversos grupos e foi também publicado no Facebook.

Nele, Fernão Dias explica que não fez desapropriações em seu governo e que um aparato de cerca de 30 policiais, com cachorros e apoio de helicóptero reviraram sua casa e não encontraram nada, a não ser escrituras de imóveis de sua propriedade e uma mira a laser antiga, que seria de uso restrito.

Na opinião do prefeito, a operação foi um espetáculo midiático. Fernão Dias afirmou nesse áudio não saber o teor da denúncia, mas imagina que possa ser pela amizade que tem com o empresário Josué, proprietário da Construtora Jacitara, que também é alvo das investigações.

A ligação de Bragança Paulista com as investigações que estão ocorrendo em Indaiatuba, na visão do prefeito, seria pelo fato de a Jacitara ter empreendimentos na cidade, mas enfatizou que eles são particulares.

O áudio finaliza com o prefeito Fernão Dias considerando que o estrago em sua vida pessoal e profissional foi feito, mas que o tempo vai mostrar o quanto é inocente e honesto.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image