Fotos: Secom
news-details
Saúde

Prefeitura aumenta a fiscalização na cidade e editará medidas mais restritivas em relação à pandemia

Desde o último sábado, 20, a Prefeitura de Bragança Paulista tem intensificado a fiscalização em relação às constantes aglomerações que continuam acontecendo na cidade, mesmo com as medidas cada vez mais restritivas por conta do aumento de casos de pessoas infectadas por Covid-19 e da ocupação máxima os leitos nos hospitais locais.

Diante do anúncio de antecipação de cinco feriados na cidade de São Paulo, o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 do município se reuniu, na sexta, 19, para definir novas medidas de restrição, tendo como um dos focos principais, a fiscalização na região rural da cidade.

Entre as medidas administrativas estão: utilização de drones para fiscalização; reforço da equipe de fiscalização; blitz nas entradas nos bairros rurais que possuem chácaras de veraneio, com uso de bafômetro; fiscalização em mercadinhos de bairro e da zona rural. 

 

OPERAÇÃO DE COMBATE A PROLIFERAÇÃO DO COVID-19

Tais medidas já surtiram efeito: no sábado, 20, e no domingo, 21, de acordo com a prefeitura, foram várias as denúncias de descumprindo do Decreto Municipal N° 3.518/2021, averiguadas pelos agentes da VISA (Vigilância Sanitária) e pela GCM (Guarda Civil Municipal), durante a operação de Combate à Proliferação do Covid-19. 

Uma delas foi no bairro Biriça do Valado, no Condomínio Aeronáutico Vale Eldorado, em uma chácara, onde se encontravam 23 jovens vindos de cidades do ABC Paulista. Na ocasião foi lavrado o auto de infração e penalidade para o responsável pelo evento.

Outras duas denúncias foram constatadas como verídicas graças à utilização do drone, que pode flagrar as irregularidades. Uma delas foi no bairro Menin, também em uma chácara, novamente com reunião de pessoas vindas de fora, da cidade de São Paulo. 

A outra foi no bairro do Campo Novo, em uma festa clandestina com cerca de 40 pessoas presentes no local. O responsável pela festa foi encaminhado à delegacia. 

Houve, ainda, o fechamento de um bar na Rua São Pedro. O estabelecimento estava funcionando ,em seu interior, dez pessoas consumiam bebidas alcoólicas, desobedecendo o decreto municipal. O local foi interditado.

NOVAS MEDIDAS RESTRITIVAS

Ainda de acordo com a prefeitura, a partir desta semana, um novo decreto será publicado com outras medidas restritivas, entre elas: fechamento de mais estabelecimentos durante o final de semana para atendimento presencial; proibição de aluguel de chácaras de veraneio para realização de festas, eventos e outras aglomerações; barreiras sanitárias e possíveis restrições de acesso de veículos em pontos estratégicos; suspensão da gratuidade no serviço de transporte público coletivo municipal de passageiros, para usuários com mais de 65 anos, nos horários de alta demanda e finais de semana; além da avaliação da possibilidade de antecipação de feriados.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que “esse é um caso extraordinário e muito sério, por isso medidas mais restritivas e de proteção devem ser seguidas. Quando alguém participa de aglomerações põe a vida de todos em risco”.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image