A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais de Obras, de Educação, de Meio Ambiente e de Cultura e Turismo, realizou, na última quarta-feira, 16, a assinatura de ordem de serviço para a reforma e restauração do antigo Preventório Imaculada Conceição.
A Concorrência Pública nº 002/2024 teve a participação de 23 empresas, sendo a melhor proposta da Cem Dez Construções Ltda.
Com a ordem de serviço, serão iniciados os trabalhos de reforma e restauro. O espaço deverá abrigar as sedes das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, além de contar com um novo polo turístico religioso, que incluirá a manutenção da capela, com respectiva sacristia, sala e dormitório do capelão.
Vale lembrar que Santa Paulina viveu no local e dedicou seu tempo, seu amor e seu conhecimento às crianças que lá viveram. Ela foi a primeira santa a viver no Brasil, sendo canonizada por São João Paulo II em 2002.
Presente na solenidade, o deputado estadual Edmir Chedid comentou: “Estou muito feliz em fazer parte dessa história, já que foi meu pai, Jesus Chedid, quem adquiriu este prédio da Fundação Vida e Esperança, uma área de mais de 33 mil metros quadrados. Hoje, o Prof. Amauri Sodré deu a ordem de serviço, e eu, se Deus quiser, terei a honra de entregar esta obra como prefeito”.
O PROJETO
A intervenção incluirá uma reforma estrutural das paredes e estruturas existentes, restauração da fachada principal e capela, conforme diretrizes de preservação.
A transformação da capela em um espaço destinado ao turismo religioso será um dos destaques do projeto. O planejamento inclui a instalação de um café no andar superior da capela, proporcionando não apenas um local para contemplação espiritual, mas também um espaço acolhedor para os visitantes desfrutarem da vista e da atmosfera única do local.
Haverá instalação e/ou melhoria dos sistemas elétricos, hidráulicos e de climatização para acomodar as funções administrativas das secretarias municipais, adequando os ambientes para os novos usos, incluindo salas de reunião, escritórios administrativos, auditório e áreas comuns, áreas de arquivo e recepção pública. O objetivo é preservar ao máximo a integridade do prédio original e, ao mesmo tempo, integrar modernas soluções arquitetônicas, adaptando os espaços às normativas vigentes de acessibilidade e sistema de prevenção e combate a incêndio.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9
0 Comentários