Foto: Ana Paula Estevam/Jornal Em Dia
news-details
Geral

Prefeitura assina contrato com a Tecdet para reativar radares e monitoramento na cidade

Na tarde dessa sexta-feira, 31, a Prefeitura de Bragança Paulista assinou o contrato com a empresa Tecdet Tecnologia em Detecções Comércio, Importação e Exportação Ltda. Com isso, serão reativados no município os serviços de fiscalização eletrônica e monitoramento do trânsito, que estavam desativados há cerca de um ano.

A licitação que originou esse contrato se arrastava desde 2017. O valor global contratado pela Prefeitura é de R$ 6.583.054,74.

Durante a assinatura do contrato, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Rogério Alves dos Santos, disse que era uma satisfação poder assinar o novo contrato para os serviços em questão.

O secretário de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, falou sobre a abrangência do contrato, dizendo que serão reinstaladas 42 câmeras de monitoramento OCR, que permitem a leitura das placas dos veículos, além de outras 42 CFTV, para auxiliar no monitoramento com informações, por exemplo, de deslocamento de veículos suspeitos de envolvimento em ações criminosas. De acordo com Bertin, serão 28 pontos com leitura de placas de veículos e os 14 portais da cidade estarão contemplados com o serviço.

Apesar de inicialmente citar que seriam 42 câmeras OCR, o secretário depois informou que o sistema será ampliado e que já de imediato haverá 64 câmeras. Ele contou, também, que o novo sistema permitirá que a Prefeitura firme efetivamente o convênio com a Polícia Militar para implantação do Detecta na cidade, que vai permitir a identificação facial de eventuais suspeitos.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Jesus Chedid, do vice-prefeito Amauri Sodré, do deputado estadual Edmir Chedid, de vários secretários municipais e vereadores. Todos os que se manifestaram registraram satisfação pela reativação dos serviços.

Na ocasião, também foi divulgada a programação em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que contará com ações durante todo o mês de junho, e foi assinada a autorização para abertura de licitação para a construção de viela no Jardim São Miguel, entre as Ruas Carlos Joel de Moraes e Araken Villaça, atendendo a pedido do vereador Antônio Bugalu.

NOVIDADES

O deputado estadual Edmir Chedid mencionou ao menos três novidades durante seu discurso.

Anunciou uma verba de R$ 1,7 milhão conquistada junto ao governo do estado, a fundo perdido, que será empregada na substituição de luminárias da cidade por lâmpadas de LED.

Disse também que a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) determinou que as empresas de saneamento básico repassem mensalmente aos municípios, por meio de fundos municipais de saneamento, 4% da receita arrecadada, o que na visão dele resolve o impasse da assinatura de novo contrato entre o município e a Sabesp, questão que já se arrasta por vários anos.

E mencionou, ainda, que a reforma do Palácio Santo Agostinho vai abranger a implantação de energia fotovoltaica no local.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image