De acordo com dados do MEC (Ministério da Educação) da manhã dessa sexta-feira, 24, 1.561.692 pessoas realizaram 2.990.812 inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos têm até o domingo, 26, para concorrer às vagas do programa, sendo que cada um pode optar por até dois cursos.
O Sisu é a principal forma de acessar o ensino superior público com a nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar, é requisito não ter zerado a redação. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet: https://sisu.mec.gov.br/.
O sistema seleciona os participantes mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.
O prazo final de inscrições seria sexta-feira, 24, porém, com as inconsistências na correção das provas do Enem, o MEC decidiu dar mais tempo para os estudantes, a fim de evitar prejuízos. Os resultados serão divulgados em 28 de janeiro.
A data final para matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes é 4 de fevereiro; o lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições segue até 7 de fevereiro; e a manifestação de interesse para constar na lista de espera vai até as 23h59 de 4 de fevereiro.
O cronograma foi publicado na edição de 3 de dezembro, do Diário Oficial da União (DOU), e pode ser acessado pelo link: http://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-n-70-de-27-de-novembro-de-2019-processo-seletivo-do-sistema-de-selecao-unificada-sisu-referente-a-primeira-edicao-de-2020-inscricao-classificacao-e-selecao-dos-candidatos-231088979. O edital completo está na página do Sisu.
0 Comentários