POVO SEM HISTÓRIA, CIÊNCIAS E GEOGRAFIA

Uma nova diretriz da Secretaria Estadual da Educação e do Governo PSDB pretende retirar do currículo básico das séries iniciais do Ensino Fundamental I as aulas de História, Geografia e Ciências, com o objetivo de priorizar o ensino de Matemática e Português. Isso é um absurdo. Será que é tão difícil perceber que a construção do conhecimento, em seus diversos níveis, deve passar pela pluralidade e pela interdisciplinaridade para a formação completa de todos, principalmente das crianças? Português e Matemática são ferramentas, são linguagens, que devem ser aplicadas a todas as áreas do conhecimento. Numa aula de História, certamente os estudantes estarão trabalhando a Língua Portuguesa e, por que não, a Matemática. Isso sem contar a riqueza de conteúdos e habilidades que podem ser trabalhados numa aula de Ciências, que pode envolver todas as áreas do conhecimento. Retirar tais matérias do currículo seria empobrecer a formação de nossas crianças. Se você também pensa assim, não deixe de assinar uma petição pública que está circulando na internet: peticaopublica.com.br.

 

FECHAMENTO DA SALA VERDE

Semana passada fiquei sabendo que a Secretaria Municipal de Educação resolveu fechar a Sala Verde Pindorama. Até onde sei e pude acompanhar, diversas iniciativas e projetos louváveis de Educação Ambiental foram desenvolvidos por este espaço. Os que defendem o Governo Fernão/Huguette afirmam que é só uma questão de fazer um “fechamento pra balanço”. Sendo assim, tão logo tudo se acerte, a sala deve voltar a funcionar. Espero mesmo que seja assim. Não quero acreditar que se trate apenas de uma questão politiqueira de negar o que já foi feito e pode ter dado certo na administração anterior.

 

ESTUDANDO O BILHETE ÚNICO

Segundo informações da própria Prefeitura, uma equipe ainda está estudando a implantação do bilhete único aqui em Bragança. Tudo bem, pode vir a ser um projeto que beneficie os usuários do transporte público, mas e quem já usa o cartão da empresa? E a qualidade do serviço? Vai haver finalmente mais rigor na fiscalização do transporte público?

 

VITRINE CULTURAL NA  FEIRA  DA AMIZADE

Gostei desta iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). Todo domingo, na Feira da Amizade, um músico regional terá a oportunidade de apresentar o seu trabalho, com estrutura de som e palco, para um público garantido. É uma forma não só de incentivar e dar espaço para a música local, como também de prestigiar o público da feira em seu novo local. Infelizmente, a medida não apaga a forma autoritária com que os feirantes foram conduzidos ao seu novo local. Em todo o caso, apesar da falta de diálogo com os interessados, pode ser que o Ceasinha funcione. Falando em vitrine, já estão abertas as inscrições pra quem quiser se apresentar no palco II da Festa do Peão. Na SMCT, de 11 de março a 5 de abril.

 

CONSELHOS EM AÇÃO I

Nada como ver conselhos municipais trabalhando ativamente. Via de regra, os conselheiros são pessoas intimamente ligadas à realidade que representam, tendo, assim, muito mais facilidade para fiscalizar ações e apontar demandas. Nesse sentido, dois exemplos se destacaram na semana passada. O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) denunciou ao Ministério Público um crime ambiental cometido no parque ecológico Frei Constâncio Nogara. Ao executar as obras de infraestrutura de um loteamento, a empresa contratada pela Prefeitura teria provocado a erosão do solo e o aterramento de uma nascente.

 

CONSELHOS EM AÇÃO II

Já o Conselho Municipal de Turismo (Contur) realizou sua primeira sessão ordinária do ano, na qual discutiu com o novo secretário e Cultura e Turismo, as potencialidades e novas diretrizes turísticas da Terra da Linguiça.

 

A NOVELA CONTINUA

O recurso protocolado pela coligação de Fernão e Huguette recebeu parecer pela manutenção da sentença da primeira instância, que cassou não só as candidaturas, mas os direitos políticos de Fernão e Huguette por oito anos. A qualquer momento o TRE deve finalmente julgar o mérito do processo. Resumindo, caro leitor, muita água ainda vai rolar neste caso. De minha parte, ainda acredito em novas eleições.

 

PROGRESSÃO SEM REGRESSÃO

Segundo a secretária Huguette, 210 professores da Rede Municipal que fizeram os cursos à distância foram reconduzidos a seus cargos de origem e serão convidados a entrar em acordo com a Prefeitura para devolverem o que receberam a mais desde a época da “progressão relâmpago”, ainda no Governo Jango. Na minha opinião, essa questão não pode ser generalizada. Vejo com bons olhos os programas que permitem que o professor se aperfeiçoe e com isso progrida na carreira. Não há dúvida de que essa é uma das formas de valorizar os profissionais da Educação. Por outro lado, é preciso rever tal programa para que brechas como essas não acabem manchando a imagem de toda uma categoria já cansada de se ver desvalorizada.

 

QUEM PODERÁ NOS DEFENDER? A VISÃO DA VERDADEIRA ESQUERDA SOBRE HUGO CHÁVEZ

 

 

Depois da questão cubana, a morte de Hugo Chávez na Venezuela trouxe à tona um importante debate sobre a visão da esquerda no que se refere aos regimes de governo chamados de socialistas. Na visão do meu partido, o PSTU, o que vivem os venezuelanos se assemelha ao regime cubano, mas estamos longe de comemorar a morte do dirigente venezuelano como faz boa parte da direita. Ao mesmo tempo, não concordamos com a forma de governar, tanto de Chávez, quanto de Fidel. Não é esse o socialismo que o nosso partido defende. Existe um material bastante interessante sobre os anos de Governo Chávez disponível no site do partido: pstu.org.br. 

 

BADERNA CULTURAL – GRITO ROCK

Se você curte Rock, ainda dá tempo de conferir as atrações de hoje do Grito Rock em Bragança, festival independente que acontece em várias partes do Brasil e do mundo, reunindo bandas independentes. No Ciles do Lavapés, a partir das 14h.

 

PRA FINALIZAR

“As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas” (Oscar Wilde)

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image