Estima-se que 90% das plantas usadas no paisagismo são exóticas, vieram de outros países. Parece bastante absurdo, pois o Brasil tem a maior biodiversidade do mundo: são 116.000 espécies animais e 46.000 espécies vegetais conhecidas no país, das quais 20 mil dessas espécies estão no bioma Mata Atlântica. E a grande maioria da população brasileira vive no território da Mata Atlântica – estamos falando em 70% da população. Por isso, é possível usar diversas plantas nativas no paisagismo urbano na nossa região.
As plantas nativas são mais adaptadas ao clima local eàs pragas, além de produzirem alimento e abrigo para os animais locais, garantindo, assim, a sobrevivência de espécies ameaçadas de extinção.
Podemos contribuir com as aves plantando árvores que fornecem alimento e abrigo para os pássaros, os quais também polinizam nossas flores e dispersam suas sementes.
Quando usamos plantas nativas no paisagismo, podemos reduzir o consumo de água e energia, diminuir a manutenção do jardim como um todo. Ter um jardim sustentável é contribuir com os recursos naturais.
Dicorisandra - Dichorisandrathyrsiflora – é um belo arbusto rústico e florífero para ser usado à meia-sombra.

Jacobínia - Justiciacarnea– para quem tem um bom espaço, esta planta é excelente, tem crescimento rápido e vigoroso. As inflorescências são muito vistosase atrativas para os beija-flores.

Caliandra - Calliandrabrevipes – este arbusto forma uma belíssima cerca viva, suas flores são numerosas e muito vistosas durante a primavera e verão. Atrai uma grande quantidade de beija-flores e borboletas.

Magali Tamaki, arquiteta paisagista
Coletivo Socioambiental Bragança Mais
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários