Edição celebra 98 anos do lançamento do primeiro documentário de longa-metragem produzido no mundo
O Pontos MIS, programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som, equipamento cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do estado de São Paulo, exibe, neste sábado, 13, às 16h, em sessão de cinema on-line, “Nanook, o esquimó”, precursor do gênero documentário.
Essa edição do bate-papo de cinema celebra os 98 anos desde que a obra, o primeiro documentário de longa-metragem produzido no mundo, foi lançada. O filme será exibido gratuitamente, mediante inscrição prévia por meio do link: https://cutt.ly/My1NfsH
Para debate do documentário acontece, às 18h, no canal do YouTube do MIS, um bate-papo ao vivo com o professor e crítico de cinema Cássio Starling e a documentarista Daniela Gonçalves.
SINOPSE
No longa, o diretor Robert Flaherty registra a vida e as relações dos inuit, indígenas esquimós, por meio de Nanook e sua família.
O filme se preocupa em enfatizar os costumes tradicionais dos esquimós de Port Huron, perto da Baía de Hudson, no Canadá. Robert Flaherty introduziu inovações cinematográficas e um olhar sob as culturas tradicionais que influenciaram, de maneira decisiva, o gênero documentário de caráter antropológico, abrindo espaço para refletir sobre ficção/realidade, encenação, entre outros temas.
A classificação indicativa é livre.
OUTROS CONTEÚDOS DIGITAIS
Além da sessão digital de cinema, o MIS promove diversos conteúdos em suas plataformas digitais. Diariamente, no canal da instituição no YouTube, o museu apresenta conteúdos de seu acervo e programações que já aconteciam no local, como o #CineCiência e o Ciclo de Cinema e Psicanálise.
O público também pode conferir novidades como o Cinema de Acervo, mostra semanal inédita com uma seleção de filmes brasileiros que integram o Acervo do MIS, rever os conteúdos do Bate-papo de Cinema Pontos MIS e escutar o podcast “Isso só acontece em novela”.
A organização disponibiliza, semanalmente, o podcast no perfil do MIS no Spotify (https://cutt.ly/oy1N3vK). A cada episódio, os especialistas analisam cronologicamente as telenovelas mais populares no país e seu impacto na sociedade e no cenário audiovisual do país. Confira!
0 Comentários