Plantonista falta e Bom Jesus fica sem pediatra

O Jornal Em Dia recebeu, no fim da tarde desse sábado, 4, a reclamação de um pai que teria levado seu filho, com febre, à UPA (Unidade de Pronto-atendimento) Bom Jesus e foi informado que não havia pediatra para atendê-lo.

De acordo com o reclamante, outras pessoas que estavam chegando com crianças também estavam sendo orientadas a voltar apenas no domingo, 5, quando haveria pediatra de plantão.

A reportagem entrou em contato com a secretária municipal de Saúde, Estela Gianesella, que confirmou o fato. Ela explicou que normalmente há três pediatras de plantão durante o dia e dois à noite. Porém, excepcionalmente neste fim de semana, das 19h de sábado às 7h de domingo, apenas um estava escalado e ele teve um imprevisto e não pôde comparecer.

Estela disse que a situação já era conhecida desde a manhã de sábado. Por isso, tentou-se arrumar um substituto, mas, outros dois médicos que poderiam fazer essa substituição estavam de plantão também, um na Santa Casa e outro no Husf (Hospital Universitário São Francisco).

A secretária contou que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da cidade e de municípios vizinhos foi avisado, para que não leve eventuais casos de pediatria à UPA Bom Jesus. Casos de média e alta complexidade seriam orientados a serem atendidos no Husf e traumas e ortopedia, na Santa Casa.

Do meio da tarde de ontem em diante, a equipe médica da UPA Bom Jesus já começou a priorizar o atendimento aos casos mais graves e orientar os casos mais leves a voltar no domingo. Conforme explicou a secretária, havia duas crianças em observação no local, mas elas receberam alta antes das 19h desse sábado.

“A gente entende que é muito difícil para todos, mas tivemos esse problema e tivemos que fazer essa logística com o Samu, o Husf, a Santa Casa e o próprio atendimento interno do Bom Jesus”, declarou a secretária Estella no início da noite desse sábado.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image