Em reunião que aconteceu na quarta-feira, 19, foi realizada uma ação de planejamento ambiental para a elaboração dos Planos de Manejo da Arie (Área de Relevante Interesse Ecológico) Bosque das Araucárias Petronilla Markowicz e do Parque Natural Municipal Petronilla Markowicz.
A iniciativa é da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com as Secretarias de Cultura e Turismo, e Juventude, Esporte e Lazer.
Participaram da reunião as secretárias de Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk, e de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira, o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, em exercício, Florivaldo José da Silva Leme; o chefe de Divisão de Desenvolvimento Ambiental, Vinícius Criscuolo; o representante do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) Joaquim Gilberto de Oliveira e os representantes da empresa Geo Brasilis, Paula Escudeiro e Guilherme Stetter.
Na reunião, a empresa apresentou o escopo do trabalho para a elaboração dos Planos de Manejo para Arie Bosque das Araucárias Petronilla Markowicz e do Parque Natural Municipal Petronilla Markowicz.
O documento estabelecerá as zonas, as normas e as possibilidades de uso que devem presidir a utilização da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.
Os Planos de Manejo das duas unidades de conservação está inserido no Plano Diretor do Município e, conforme o artigo 149: “Caberá ao Município inserir no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e no Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), com a participação pública na elaboração e implementação dos Planos de Manejo”.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk, o Parque Natural Municipal Petronilla Markowicz e a Arie Bosque das Araucárias Petronilla Markowicz, são duas unidades de conservação importantes para o município e para a preservação da biodiversidade. A principal ocupação é a mata de araucárias.
“Com a contratação do Plano de Manejo nós teremos um direcionamento de qual será o uso futuro do espaço. Se vamos fazer o desenvolvimento de atividades turísticas e potencializar as atividades esportivas que ocorrem no local, conciliando as com a conservação ambiental da unidade”, disse a secretária.
O projeto prevê o estudo de um Parque de Ecoturismo para o uso tanto municipal quanto regional. “Nós podemos abranger não só a utilização pelos munícipes da cidade como também das cidades vizinhas, potencializando as atividades turísticas, esportivas e culturais de toda região”, finalizou.
As próximas fases da elaboração dos Planos de Manejo incluem a identificação e a caracterização das áreas de influência; análise do quadro socioeconômico; análise do quadro ambiental- fatores bióticos; análise do quadro ambiental- fatores abióticos e banco de dados geográficos, além da realização de audiências públicas.

0 Comentários