Foto: Divulgação
news-details
Evento

PiqueVegnique acontece neste sábado, em alusão ao Dia Mundial do Veganismo

Evento acontece no Jardim Público, é gratuito e aberto à comunidade

Neste sábado, 2, às 15h30, acontece o PiqueVegnique, no Jardim Público, em alusão ao Dia Mundial do Veganismo, celebrado em 1º de novembro. Entre as atividades, estão um café da tarde vegano e prática de yoga.

O Jornal Em Dia conversou com Nane Souza, organizadora do evento, para saber um pouco mais sobre a iniciativa e também sobre essa causa. “Este evento é prol do veganismo, uma filosofia de vida, uma causa que abrange várias áreas, desde alimentação até cosméticos, vestuários, entretenimento, calçados... Tudo que haja exploração animal, de alguma forma, tentamos, dentro do possível e praticável, não contribuir. Já faz um tempinho que venho promovendo, de forma independente, eventos para conscientização nesta causa em que acredito e levo para a vida”, explica Nane. “A ideia surgiu para idealizar o estilo de vida vegano e, para nesses eventos, encontrar os vegs da cidade, as pequenas empresas, ajudar pessoas que são e que estão em transição e que buscam apoio e informações dentro do veganismo”, completa.

De acordo com Nane, que é instrutora de yoga, já foram realizadas na cidade três feiras veganas, com expositores de várias áreas, e três PiqueVegniques, dois deles no Lago do Taboão, e o último, que aconteceu neste ano durante o mês do meio ambiente (Junho VerdeAzul), no Jardim Público. ”Os piqueniques anteriores tiveram dentro das atividades, alongamento, bate-papo e palestra com uma nutricionista vegetariana. Para este sábado, a ideia é praticamente a mesma, antes do piquenique estarei facilitando uma aula leve e tranquila de yoga entre as árvores, sentindo a natureza, e após será então a hora do piquenique vegano. Desta vez, a nutricionista não estará presente, infelizmente”, comenta.

O evento é gratuito e aberto ao público e não terá venda de produtos, pois, de acordo com Nane, será um encontro de troca de experiências. “A proposta do piquenique é reunir veganos, vegetarianos e simpatizantes, é um evento gratuito e aberto para todos que venham de coração aberto”, diz.

Para participar, basta levar um prato salgado ou doce vegano e, para a aula de yoga, uma toalha, canga ou até mesmo um tapetinho para apoio, roupas leves e confortáveis. Não é preciso ser vegano ou vegetariano, mas o prato não pode conter nenhum ingrediente de origem animal, como carnes de qualquer tipo, embutidos, leite e derivados, ovos, mel, entre outros. “Hoje, em Bragança Paulista, tem muitas empresas e supermercados que vendem vários produtos veganos ou sem origem animal, mas como sempre falo: ‘na dúvida, leve suco de frutas ou mesmo a fruta em si’, o importante é participar e realizar esta troca de alimentos com novas variedades e novos sabores dentro do veganismo”, observa.

Nane, que é vegana há quase oito anos, conta que, de lá prá cá, viu o movimento crescer muito. “O crescimento aumentou demais, quando comecei não tinha nada. Foi daí que, com o passar do tempo, resolvi, na coragem, promover algo relacionado. Na verdade, antes do piquenique, juntei uns amigos pra fazer um tipo de protesto em prol dos animais, foi bem na época do caso dos testes em animais com os beagles (em 2013). Depois disso, veio a ideia do piquenique, depois uma mais ousada, que foi a feira”, relembra, acrescentando que muitas vezes, esses eventos também têm caráter beneficente. “A primeira feira foi em prol da ONG Faros D’ Ajuda, em que a entrada era papelão ou ração. A segunda feira foi uma festa julina vegana. E a terceira feira foi natalina, em prol de abrigos de crianças, na qual a entrada era um brinquedo”.

Nane finaliza com um convite à população bragantina para participar do evento e conhecer um pouco mais sobre o veganismo. “É um evento bem bacana, pois muitas pessoas acabam experimentando doces, bolos e salgados veganos e acabam se surpreendendo. Por isso, esses eventos têm como objetivo principal mostrar para as pessoas que é possível hoje, sim, se alimentar de forma saudável, comer coisas gostosas e não ter animais nos produtos. Se alguém ficar na dúvida do que levar, onde comprar, etc, pode entrar em contato comigo para maiores informações, pelo instagram: @nanesouza.li, Facebook: Nane Souza (Li) ou WhatsApp: (11) 9 5146-8545”.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image