Fotos: Secom
news-details
Região

Parlamento Regional da Bragantina é criado

Na sexta-feira, 05, aconteceu a reunião para constituição do Parlamento Regional da Bragantina. Na oportunidade também foram escolhidos e tomaram posse os componentes da Mesa Diretora do Parlamento Regional para o período de 2021 a 2023, além da aprovação do protocolo estatutário.

O Parlamento Regional da Bragantina é formado pelas Câmaras das cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Vargem.

Cada Câmara indicou dois vereadores para compor o Parlamento. O mandato será de dois anos. Os integrantes dos Parlamento Regional serão responsáveis por apresentar leis que forem necessárias para a elaboração de políticas públicas regionais, que alavanquem as potencialidades e solucionem problemas que são comuns aos municípios, além de promoverem a integração dos municípios, visando o desenvolvimento da região. O órgão terá caráter consultivo.

A Mesa Diretora do Parlamento Regional será formada pelos seguintes membros: presidente – Gislene Bueno (Câmara Municipal de Bragança Paulista); 1º vice-presidente – Sebastião Garcia Amaral (Câmara Municipal de Bragança Paulista); 2ª vice-presidente – Ana Barbara Regiane de Oliveira (Câmara Municipal de Serra Negra); 3ª vice-presidente – Roseli Jesus dos Amaral Leme (Câmara Municipal de Pedra Bela); 4º vice-presidente – Edílson Chaves dos Santos (Câmara Municipal de Amparo); secretária geral – Ana Paula Beathalter (Câmara Municipal de Atibaia); 1º secretário – Rodrigo Benedito Cardoso (Câmara Municipal de Piracaia); 2º Secretário – Valmir Franco (Câmara Municipal de Águas de Lindóia).

AGRUPAMENTO URBANO BRAGANTINO

A criação do Parlamento Regional da Bragantina se insere no Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, elaborado com base em estudo realizado em parceria com o Seade (Fundação Sistema de Análise de Dados), que criará, entre outros, o Agrupamento Urbano Bragantino, abrangendo 16 municípios, com população total de 592 mil habitantes e PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 23 bilhões.

A Unidade Regional contará com a criação de um Conselho de Desenvolvimento, de caráter deliberativo e normativo, composto por representantes dos municípios, do estado e da sociedade civil. Também terão apoio de um Órgão Estadual de Desenvolvimento Regional e um Fundo de Desenvolvimento das Unidades Regionais.

O Agrupamento Urbano Bragantino será votado na Alesp (Assembleia Legislativa do estado de São Paulo). O projeto de Lei complementar 27/2021, de autoria do deputado Edmir Chedid, é o que cria o Agrupamento Urbano Bragantino. No momento, ele se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa Legislativa Estadual.

Organizado pela Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista e a Uvesp (União dos Vereadores do estado de São Paulo), a reunião teve a participação do vice-prefeito, Amauri Sodré, da secretária Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Camilla Gallucci Tomaselli, do deputado estadual, Edmir Chedid, da presidente da Câmara, Gislene Bueno, que presidiu os trabalhos, do presidente do Conselho da Uvesp, Sebastião Misiara, de Silvia Melo, presidente executiva da Uvesp, além de representantes de 16 municípios que formarão o Agrupamento Urbano Bragantino. 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image