Parabéns, jornalistas!

Hoje, 7 de abril, é Dia do Jornalista. O Jornal Em Dia saúda, por isso, todos os profissionais que abraçaram essa profissão, seja por diploma ou experiência de vida. Responsáveis por levar até a população as informações sobre os fatos que fazem parte da vida em sociedade, eles contribuem para o registro da história da humanidade e também para a formação de opinião de seus leitores.

A rotina desse profissional é instável. O jornalista vive no fogo cruzado, entre o céu e o inferno, pois faz parte da tão amada e ao mesmo tempo tão odiada imprensa. O amor se dá quando as personagens do fato querem que ele seja publicado e querem ser reconhecidas pelo mérito da ação, o que pode ser alcançado por meio da imprensa, com a divulgação da notícia. Já o ódio pode ser vivenciado quando o fato não é positivo e suas personagens não se alegram com a divulgação, apesar de ser função da imprensa noticiá-lo.

Ultimamente, é comum atribuir à imprensa a culpa pela repercussão de certas notícias polêmicas, especialmente por parte de políticos. É certo que é possível escolher o que publicar e o que não publicar, e de que forma fazer isso. Porém, uma coisa é clara, a notícia não se cria sem fato e se houve fato, não pode a imprensa ser omissa e nem ser responsabilizada por ele.

A ética é essencial em qualquer profissão. Mas no jornalismo, como se lida com pessoas, falando-se positiva ou negativamente, ela é ainda mais necessária e os jornalistas devem tê-la como fiel escudeira, sempre, sob pena de terem de responder a processos e conceder direitos de respostas ou publicar erratas. Publicar uma reportagem é assumir um risco. O jornalista tem de estar ciente sobre as consequências que isso pode trazer e se valerá a pena enfrentá-las.

Nem sempre o jornalista atua somente com a razão. Muitas vezes, a emoção impulsiona a rotina desses profissionais, pois é impossível não se envolver com os fatos que noticia. E é nesses momentos que o cuidado deve ser redobrado, afinal, como em tudo na vida, quando agimos com a emoção podemos não enxergar as coisas tão nítidas como elas são.

Assim, que nesta data o espírito de busca pelo conhecimento, pela verdade e pelo exercício da profissão comprometida com a ética e a imparcialidade se renovem em todos os jornalistas e que eles possam continuar ajudando a construir a história desse país, não de forma positiva nem negativa, apenas de forma realista.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image