Tive oportunidade, lá pelos anos de 2005, 2006, de fazer um curso pelo Sindicato Rural da cidade, especializado em Turismo Rural.
Nessa época eu já escrevia minha coluna de culinária no jornal do meu primo, o Cidade de Bragança, e, nesse curso, além de todo o aprendizado, consegui garimpar ótimas receitas da população bragantina.
Uma das receitas que experimentei durante um dos encontros foi o pão bolo da Josi, assim batizado por saborearmos esta delícia que a Josi fazia, na época, na “Russolândia”, Clube Náutico Russo, uma das propriedades que nos acolheu em alguns módulos do curso.
Josiane Amorim de Santana, a Josi, era, na época, uma jovem recepcionista no local, que muitas vezes auxiliava nas outras áreas que precisavam de “uma força” quando a demanda de clientes estava muito grande. E, num café, nos serviu esse pão cuja receita obviamente pedi, publiquei na coluna da época, faz parte do meu livro “Redescobrindo” receitas bragantinas e agora trago para meus novos leitores.
Depois de muitos anos, já professora da rede municipal, me encontrei com a Josi na escola rural da Água Comprida onde ela, já casada e mãe de aluno, veio conversar. E essa receita super prática é feita em assadeira retangular, com uma massa em que só se mistura os líquidos batidos em liquidificador com a farinha da tigela e usando colher de pau, sem precisar sovar. Façam, e irão colocar essa receita dentre as suas favoritas.

PÃO BOLO DA JOSI
1 quilo de farinha de trigo
3 ovos inteiros
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1 xícara (chá) de óleo
3 xícaras (chá) de água
1 pacote de fermento biológico desidratado (11 gr.)
Coloque a farinha na bacia e reserve.
No liquidificador junte todos os ingredientes restantes e bata bem.
Devagar, coloque o líquido com a farinha na bacia e misture com uma colher de pau, como massa de bolo (não coloque a mão).
Coloque em assadeira retangular bem grande, untada com óleo e farinha.
Deixe descansar e crescer no sol por duas horas e leve assar.
Até nosso próximo encontro!

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários