A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Administração, iniciou nesta segunda-feira, 3, um ciclo de palestras voltado para o combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. A primeira palestra foi conduzida pela Procuradora Carolina Marzola Hirata, da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas. A ação faz parte de um cronograma planejado pela administração municipal, com o objetivo de priorizar a qualidade de vida dos servidores públicos, além de minimizar os riscos de ocorrência de situações envolvendo assédio moral e sexual.

Em sua fala, a Secretária de Administração, Stefania Penteado Corradini Rela, ressaltou que o combate ao assédio no ambiente de trabalho é uma das metas da gestão do prefeito Edmir Chedid. "A ideia não é apenas seguir um cronograma, mas integrar as boas práticas no dia a dia do serviço público. O impacto do assédio moral não afeta apenas o servidor, mas também sua família. Queremos promover um ambiente mais saudável e seguro para todos", afirmou.

A vice-prefeita Gislene Bueno (Gi Borboleta), que representou o prefeito Edmir Chedid na abertura do evento, deu as boas-vindas aos participantes, destacando a importância da iniciativa. Durante a palestra, a Dra. Carolina Marzola Hirata explicou detalhadamente os conceitos de assédio moral e sexual, apresentando as diferentes modalidades de cada tipo de assédio, suas atitudes características e as consequências tanto para a vítima quanto para o agressor. Ela também abordou as boas práticas que os empregadores podem adotar e o papel do Ministério Público no combate a essas violações.
"O assédio moral é uma violência psicológica que causa temor na vítima, seja pela ameaça de perder o emprego, direitos ou benefícios. Isso gera um ambiente de trabalho hostil e prejudica o bem-estar psicológico do servidor. Fico feliz em participar de uma ação tão abrangente, promovida pela prefeitura, que visa conscientizar servidores e terceirizados", declarou a Procuradora.

O cronograma seguirá ao longo do ano, com a distribuição de materiais educativos e de conscientização em todas as secretarias. José Maurício Izzo, Chefe da Divisão de Recursos Humanos, explicou as etapas do processo de capacitação: "Nas três primeiras fases, vamos instruir os servidores já efetivos, começando pelas lideranças e estendendo a todos os colaboradores. Utilizaremos cartilhas, panfletos informativos e outras mídias. Também planejamos direcionar conteúdos a novos colaboradores no futuro. Além disso, incentivaremos as chefias para que se tornem disseminadoras do conteúdo dentro de suas secretarias. O objetivo é que novas palestras como essa sejam realizadas", concluiu Izzo, destacando que Bragança Paulista tem o potencial de se tornar um modelo no enfrentamento do assédio no serviço público.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários