news-details
Palavras de Amor e Vida

Palavras de amor e vida no evangelho dominical

Evangelho de São João 20, 19-31 

 

2° Domingo da Páscoa – Ano B – 19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”. 24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” 30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. – Palavra da salvação. 

“A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. Quantos e bons ensinamentos Jesus nos dá neste trecho do Evangelho de São João! Ele, primeiro, quer que sejamos como ele, portadores da paz a todos os nossos irmãos. Suas palavras são claras: “A paz esteja convosco”. Em seguida, nos envia em missão. Do mesmo modo, como o Pai o enviou a esta Terra, também Jesus nos envia a anunciar a sua palavra de paz, de amor e de salvação: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E desse trabalho não dispensa ninguém. Somos todos convocados. Eu, você, Pedro, Mateus, João, enfim todos. Mas para isso, Jesus nos prepara, pois, pelo nosso Batismo, recebemos o sopro do Espírito Santo: “E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo”. Sim, o Espírito Santo está com todos os batizados para fortalecê-los e encorajá-los na missão de levar a Palavra a todos os irmãos. É isso mesmo, o Batismo é a fonte onde recebemos a graça de Deus e os dons do Espírito Santo.

Por isso, você que é pai ou mãe e tem filhos que ainda não receberam o Batismo, tome uma decisão santa: peça o Batismo para o seu filho. E tenha a certeza de que a graça de Deus e os dons do Espírito Santo passarão a fazer parte da vida dele. E ele será portador da paz e do amor de Deus dentro de sua casa. Ele, você e sua família serão os primeiros beneficiados. 

“Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. Não sejamos como Tomé que, para acreditar na ressurreição de Jesus, precisou vê-lo. Não sejamos incrédulos, mas que cada um seja fiel a Deus e possa repetir: “Meu Senhor e meu Deus!” Por este ato de fé reconhecemos ‘em Jesus o servo glorificado (Senhor), em pé de igualdade com o Pai (Deus)’ (Pe J.Bortolini). Crendo nas palavras de Jesus e observando-as diuturnamente, teremos sempre a presença espiritual de Deus em nossa vida e sentiremos que foi para nós que Jesus disse: “Felizes os que creram sem terem visto”. ‘O importante não é ter estado com Jesus antes de sua morte, e sim viver a vida que nasce da ressurreição, assumindo o projeto de Deus como opção pessoal’ (Pe J.Bortolini). O texto não nos diz se Tomé colocou ou não a mão em Jesus ressuscitado. O ato em si nada revela. Importante é a decisão de realmente seguir Jesus e cumprir seu Evangelho: “Meu Senhor e meu Deus”. 

***

Paulo Trujillo Moreno é professor, bacharel em direito, formado em Teologia para leigos e participante das Pastorais Familiar e Litúrgica. 

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image