Evangelho de São João 1, 6-8.19-28
3º domingo do Advento - Ano B – 6 Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7 Ele veio como testemunha para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20 João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21 Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22 Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23 João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’, conforme disse o profeta Isaías”. 24 Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25 e perguntaram: “Por que então andas batizando se não és o Messias, nem Elias, nem o profeta?” 26 João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis 27 e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28 Isso aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. - Palavra da salvação.
“Ele (João) veio como testemunha para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele”. Como todo profeta, João não se coloca em primeiro lugar. Sua vinda a este mundo tem uma finalidade única: preparar o povo para a vinda de Jesus. Por isso diz que ‘depois de mim virá alguém mais forte do que eu’ (Mc 1,7). Essa pessoa mais forte do que João é Jesus, o Cristo (Messias), Filho de Deus (Mc 1,1) que resgatará a humanidade através de seu sangue derramado na cruz, batizará o povo com o Espírito Santo e enviará seus discípulos a fazerem o mesmo: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28, 19).
E o testemunho de João Batista foi assim: “Vi o Espírito descer, como uma pomba, vindo do céu, e permanecer sobre ele. Eu não o conhecia, mas aquele que me enviou para batizar com água disse-me: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer é o que batiza com o Espírito Santo’. E eu vi e dou testemunho que ele é o Eleito de Deus” (Jo 1,32-34).
“Finalmente, com João Batista, o Espírito Santo inaugura, prefigurando-o, o que realizará com Cristo e em Cristo: restituirá ao homem ‘a semelhança’ divina. O Batismo de João era para o arrependimento, o Batismo da água e no Espírito será um novo nascimento” (Jo 3,5; CIC 720).
João não deixa sucessor porque os seus discípulos são preparados para seguirem Jesus: ‘estando à beira do Rio Jordão com dois discípulos e vendo Jesus passar disse: “Eis o Cordeiro de Deus”, e os dois discípulos seguiram Jesus’ (Jo 1,35-37).
O batismo que prepara o povo para a vinda de Jesus se extingue com João. Com Jesus, inicia-se o Batismo no Espírito Santo e em nome da Santíssima Trindade. Além de perdoar os pecados, introduz o ser humano na comunidade cristã e lhe transfere o caráter indelével de filho de Deus e herdeiro do céu, destinando-o a promover o bem entre os homens.
Por isso, os pais, ao pedirem o batismo para seus filhos, e os padrinhos, ao aceitarem ser padrinhos da criança, tornam-se juntamente responsáveis pela instrução religiosa do afilhado para que, como filho de Deus e herdeiro do céu, dê testemunho de Jesus Cristo no meio do povo. Também todas as pessoas batizadas devem, como João Batista, dar testemunho de Jesus no mundo através das práticas religiosas e de uma vida cristã exemplar. Nunca se esqueça de que você é filho de Deus e, como filho, deve honrar e amar seu Pai, servindo a Ele em cada momento de sua vida, especialmente nas dificuldades do dia a dia. É nos momentos difíceis que o povo mais observa a fidelidade do cristão. Seja um filho fiel porque Deus é fiel (1Cor 10,13).
***
Paulo Trujillo Moreno, professor, bacharel em direito, formado em Teologia para leigos e participa das Pastorais Familiar e Litúrgica.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários