Secretária de Saúde afirma que rede será reorganizada neste ano, a começar pela definição de protocolos a fim de padronizar o atendimento
Na manhã de sexta-feira, 17, o Jornal Em Dia recebeu reclamações de pessoas que estavam na fila para marcar consultas no posto de saúde da Avenida Nossa Senhora Conceição, na Planejada I, e foram informadas que deveriam voltar outro dia.
Conforme o relato dos pacientes, a fila se formou ainda de madrugada. Quando o posto abriu e a marcação de consultas foi iniciada, ao atingir 150 pacientes o processo foi interrompido. A informação transmitida aos que enfrentaram a fila sem êxito era de que deveriam voltar no dia 4 de fevereiro para nova tentativa.
A grande fila era resultado, segundo os próprios pacientes, de longo tempo sem marcação de consultas. Alguns contaram que há cerca de dois meses o posto de saúde está sem médicos e, por isso, não conseguiam agendar consulta.
Outros questionaram que não viram 150 pessoas entrarem no posto para o agendamento, o que pode ser explicado pelo fato de que alguns que estavam na fila terem marcado consulta para várias pessoas da família.
A situação gerou revolta nos pacientes e funcionários do posto de saúde acionaram a Guarda Municipal, que compareceu ao local e dispersou os munícipes. Por volta das 9h30, tudo já havia se acalmado.
A secretária municipal de Saúde, Estela Márcia Flores Gianesella, conversou com o Jornal Em Dia, nesse sábado, 18. Ela confirmou que a falta de médicos é um problema que atinge várias unidades da rede de saúde, mas considerou que neste ano a situação deve melhorar. Isso porque, conforme apontou, está se iniciando a contratação de médicos e outros profissionais pela ABBC (Associação Brasileira de Beneficência Comunitária), organização social que está encarregada de fazer a gestão compartilhada dos postos de saúde, da UPA (Unidade de Pronto-atendimento) e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Além disso, Estela disse que em fevereiro devem chegar a Bragança Paulista, formalmente, três médicos do Programa Mais Médicos, do governo federal, sem contar as contratações que serão feitas, também neste ano, por meio de concurso público realizado pela Prefeitura. “Acredito que este ano a gente consiga trabalhar da maneira que pretende”, declarou.
No caso específico do posto de saúde da Planejada I, a secretária disse que a agenda voltou a ser aberta e todos os pacientes podem marcar as consultas necessárias. Estela afirmou que acha ruim a forma de abrir e fechar a agenda de consultas de tempo em tempo, como de mês em mês, ou de 15 em 15 dias. Assim, já começou a ser discutida e será pauta de nova reunião na próxima semana a definição de protocolos para os serviços de saúde na rede. A marcação de consultas é uma das ações que será padronizada, na intenção de acabar com as filas como a dessa sexta-feira.
VACINAS
A secretária municipal de Saúde também comentou o caso da falta de vacinas no posto de saúde da Vila Aparecida, que repercutiu na rede social Facebook, na última semana. Estela disse que acabar vacinas nos postos é normal, parte da rotina, mas isso não acontece de forma simultânea em toda a rede.
Na opinião da secretária, o que deve ter ocorrido é a falta de orientação por parte do posto de saúde, que deveria ter informado à mãe do bebê que procurou pela vacina qual o posto mais próximo onde ela poderia encontrá-la. “Normalmente, remanejamos o paciente e, eventualmente, se ele não quiser procurar por outro posto, informamos a data provável de reabastecimento das vacinas naquela unidade”, disse a secretária, considerando que em questão de poucos dias o problema foi sanado.
Ela explicou ainda que a distribuição de vacinas é realizada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) 17, localizado em Campinas, que pertence à Diretoria Regional de Saúde do estado de São Paulo. Com o problema da falta de vacinas em algumas unidades de saúde na cidade, foi solicitado ao GVE 17 novas doses, as quais não puderam ser entregues de forma imediata, pois, em Campinas, também não havia estoque disponível.
O estoque de vacinas, atualmente, está em dia, informou.
0 Comentários