Evento acontecerá de modo híbrido no Centro Cultural Teatro Carlos Gomes, a partir das 10h
Celebrado em 21 de novembro em Bragança Paulista, conforme a Lei Municipal nº 4.133 de 2010, o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ é marcado por ações para conscientizar e reforçar a importância do respeito e da promoção de equidade social e profissional da comunidade.
Neste ano, as atividades acontecerão nas instalações do Centro Cultural Teatro Carlos Gomes, de modo híbrido, a partir das 10h. Todas as atividades serão transmitidas pela página oficial da Prefeitura de Bragança Paulista no Facebook.
Abrindo a programação do dia, às 10h, Tainara Nogueira convida a comunidade para conversar sobre as vantagens para as empresas em ter um ambiente diverso e o impacto que a diversidade gera nos negócios, durante a palestra “Diversidade como fator positivo no crescimento de empresas e negócios”.
Já às 12h, será a vez da artista Ruth Dalpino apresentar o pocket show sobre a cultura pop. Em um tom intimista, usando a voz, um piano e um violão, Ruth enaltece a arte musical feita por artistas LGBTQIAP+ e artistas que produzem para esse público.
Em seguida, às 14h, o Coletivo Pajubá, composto por Ternacci Ponciano e Nathan Lino, debate a essência da luta LGBTQIAP+ e os cenários que a comunidade está ocupando nas políticas públicas para a construção de um movimento político que garanta a existência dos coletivos.
A produção musical, cinematográfica e literária produzida por pessoas LGBTQIAP+ é uma grande aliada na luta por liberdade, igualdade e respeito à diversidade. A partir disso, Lucas Dantas, artista, educador e pesquisa-dore das questões de gênero e sexualidade, compartilha trechos de músicas, cenas de filmes e poesias a fim de discutir a importância da diversidade nestas produções, com o objetivo de romper o preconceito e a discriminação.
A partir das 17h, a coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e hepatites Virais de Bragança Paulista, Mariana Quilici Bacci, e convidados, abordam diversas questões ligadas ao público LGBTQIAP+ na assistência à saúde.
Encerrando as atividades do dia, às 20h, o espetáculo “World Drag Show” resgata a discografia do Movimento LGBTQIAP+ por meio de dublagens musicais, promovendo uma viagem e um verdadeiro resgate artístico-cultural do Movimento. Além das dublagens, apresentadas por quatro drag queens, Caco Nunes, Lala Chernobyl, Rubby Prado e Thalita Petrovanni, e duas trans drag, La Petit Demoiselle e Lady Marrone, a apresentação oferece uma interação ativa entre as artistas e o público presente.
O evento é uma realização da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo e de Saúde. As ações da Semana Municipal da Diversidade Sexual e da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ foram integradas na programação do Dia do Orgulho LGBTQIAP+.

Para Vanessa Zenorini, ativista LGBTQIA+ e diretora do filme “Diversidade Interiorana”, que foi selecionado para ser exibido no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, “é de extrema importância que aconteça a semana ou o Dia da Diversidade LGBTQIAP+ de Bragança Paulista. Somos a cidade pioneira nesses eventos na região, e sei o quanto também abrange e traz para a cá a população de cidades vizinhas. É preciso muita movimentação, principalmente em regiões interioranas como a nossa, aonde faltam representatividades para nós que somos LGBTQIAP+.
Também é preciso mostrar para a população em geral que não somos apenas siglas e festas. Aqui, o Dia da Diversidade Sexual acontece em novembro, mas, em todos os dias, é preciso reafirmar que existimos e quem somos. E aproveito essa fala, como ativista da causa, para divulgar o coletivo Pajubá, do qual faço parte, que é um coletivo de ações sociais e de incentivo às políticas públicas da população LGBTQIAP+ de Atibaia, porém, o grupo conta com pessoas de outras cidades da região. Quem quiser conhecer melhor é só acessar o Instagram @coletivopajuba e acompanhar a palestra com Nathan Lino e Ternacci Ponciano, que acontece neste domingo”.

0 Comentários