Foto: Dimp
news-details
Geral

Ônibus da empresa Nossa Senhora de Fátima são fiscalizados pela Prefeitura

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, voltou a realizar fiscalização das atividades da empresa Nossa Senhora de Fátima Auto Ônibus Ltda., concessionária dos serviços de transporte coletivo no município.

Quatro equipes, de forma alternada, atuam em diversos pontos de parada final e inicial, a partir das 5h50 até o encerramento das atividades com o recolhimento dos carros sem condições à garagem da empresa.

Na última semana, foram fiscalizados 72 veículos e obtidas informações quanto ao número da linha, prefixo do carro, horário de partida, documentação do ônibus e do condutor. Ao final do dia, foram coletados o número da catraca de cada carro e cópia do tacógrafo de todos os carros recolhidos na garagem da empresa.

Com base nos dados, a Secretaria de Mobilidade Urbana constatou que a empresa fez alterações de itinerários e horários de linha sem a prévia autorização e comunicação à pasta. Devido às mudanças, o tempo de deslocamento foi maior, provocando atraso na chegada ao destino final, e o usuário precisou aguardar mais tempo no ponto.

De acordo com a Prefeitura, foram identificados diversos carros com IPVA e licenciamento atrasados, falta de documento obrigatório, além de outros problemas, como pneus, luz de freio, elevador quebrado e vidro trincado.

REPRESENTANTES DA EMPRESA PARTICIPAM DE SESSÃO DE COMISSÃO

Durante sessão da Comissão de Educação e Cultura, Esporte, Saúde, Saneamento e Assistência Social, na última quarta-feira, 11, representantes da empresa Nossa Senhora de Fátima Auto Ônibus estiveram presentes para prestar esclarecimentos sobre a supressão de linhas e mudança de horário dos ônibus.

Foto: DCI/Câmara

Entre as queixas apresentadas pelos vereadores, estiveram linhas que deixaram de circular, afetando moradores do Bairro Toró e funcionários que trabalham no Residencial Euroville e tiveram que caminhar até a Praça 9 de Julho para ter acesso ao coletivo na última semana. Gilberto dos Santos, gerente operacional da empresa, afirmou que a ocorrência foi um atraso pontual e confirmou alterações no horário da linha que atende ao Bairro Toró. “Fizemos adequações em razão da situação financeira da empresa, pois atuávamos com quatro coletivos em circulação no Bairro Toró, mas não existia a demanda, pois os ônibus circulavam sem a média necessária de passageiros, então reduzimos para três e reajustamos os horários. Colocamos avisos prévios nos ônibus para que os passageiros tivessem ciência das mudanças”, justificou o gestor.

Outra queixa foi com relação às mudanças de horário nas linhas que atendem aos Bairros Santa Helena e Portal Horizonte, bem como dúvidas sobre o horário das linhas em circulação no Taboão, já que, na Rua Tupy, é comum ver pessoas caminharem em direção à Universidade São Francisco e ao Hospital Universitário. Renato Laércio de Camargo, supervisor de tráfego da Nossa Senhora de Fátima, informou que os ônibus em operação nos Bairros Santa Helena e Portal Horizonte continuam com os mesmos horários, mas passaram a circular como 001 e 114. “As linhas que estavam em operação foram substituídas em razão dos atrasos, por isso, antecipamos o horário em dez minutos, e para atender estudantes, funcionários e pacientes que seguem até a USF e Husf, nós deslocamos todas as linhas que trafegam na região para que passem na portaria e assim os passageiros possam ter mais opções nos horários de pico”, explicou.

Também foi realizada a entrega de abaixo-assinado organizado por moradores do Bairro Fraternidade solicitando readequação do horário da linha 114, a fim de que o ônibus vá direto do bairro para a universidade.

Outra demanda apresentada foi com relação ao Bairro Águas Claras, cujos moradores reivindicam melhorias no transporte e mais linhas para atender a região. O gerente operacional informou que a empresa fará estudos para analisar a viabilidade da ampliação do serviço no Águas Claras e ressaltou que  a maior queixa da população em relação ao serviço é para o aumento de horários de circulação dos carros nos bairros das áreas rurais.

“Temos muitas solicitações da zona rural para o domingo e feriado, mas são lugares distantes e se não tiver uma demanda que se adeque ao custo investido, não temos como fazer diferente. No Portal São Marcelo, ampliamos o número de carros em circulação para quatro aos domingos e feriados, mas não tem demanda. Nós tiramos alguns carros de circulação em locais que não tem passageiros suficientes, para suprir locais com maior necessidade, como foi o caso do Bairro Henedina Cortez, em que recebemos a reivindicação via SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), avaliamos e colocamos carros extras, com as configurações adequadas para embarque e desembarque de um número grande de pessoas”, justificou.

Luiz Antônio Duarte informou que com as readequações implementadas, 13 veículos deixaram de circular na cidade, passando de 104 para 92 em operação. “Nos últimos meses, estamos transportando 404 mil pessoas por mês, e no contrato assinado em 1999, a expectativa era de 700 mil passageiros, que caiu em razão da oferta de transporte alternativo. Desde o início da operação a empresa não suprimiu linhas, e sim criou, como no caso do circular que faz o trajeto do Bairro Taboão até o Bragança Garden Shopping e Vista Alegre, ou seja, não houve supressão, e sim readequação e para o novo contrato de prestação de serviços que a Prefeitura está licitando a exigência deve ser de 79 carros”, pontuou.

GREVE DOS MOTORISTAS

No início da semana, circulou nas redes sociais a informação de que os motoristas da empresa entrariam em greve devido ao atraso de pagamento de salário. O Jornal Em Dia conversou com Gilberto dos Santos, gerente operacional da empresa, que afirmou que a informação não procede, já que não houve nenhuma paralisação e os pagamentos já foram realizados.

INFORMAÇÕES AO USUÁRIO

Os usuários podem ter acesso ao horário dos ônibus por meio do aplicativo disponível na página eletrônica da empresa. Para queixas relacionadas aos serviços, deve-se entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelos telefones: (11) 4882-9418 e (11) 4882-9417.

LICITAÇÃO PARA CONCESSÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO NO MUNICÍPIO

No dia 30 de setembro, será realizada a sessão pública de apresentação das propostas para licitação na modalidade Concorrência Pública, nº 005/2019, que tem como objeto a concessão da exploração do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros no município de Bragança Paulista.

O edital, que está disponível para consulta no Portal da Transparência, prevê, dentre outros aspectos: a execução do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros na modalidade convencional, em conformidade com o edital e com as normas operacionais definidas no Contrato de Concessão e Legislação de Transporte Coletivo Municipal; cobrança dos usuários do serviço de modo automático, mediante implantação de Sistema de Bilhetagem Automática e Monitoramento (SBAM); adoção das medidas necessárias ao aprimoramento e à avaliação da qualidade dos serviços prestados. A frota operacional e de reserva técnica não poderá possuir, no início e durante a operação, nenhum veículo com mais de dez anos de uso, tendo como idade média, obrigatoriamente, 5,5 anos.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image