Na manhã da última terça-feira, 10, foi realizado o evento de reinauguração do Observatório de Radioastronomia e Astrofísica de Atibaia. A cerimônia renomeou o local como Rádio Observatório Pierre Kaufmann, em homenagem ao professor que foi um dos precursores da rádio astronomia no Brasil.
A solenidade contou com a presença do diretor de Desenvolvimento Humano e Infraes-trutura, José Francisco Hintze Júnior; do presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, José Inácio Ramos; do reitor da Universidade, Benedito Guimarães Aguiar Neto; do vice-reitor, Marco Túllio de Castro Vasconcelos; do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Darcton Policarpo Damião; do ex-diretor do INPE, Ricardo Galvão; do chanceler em exercício da Mackenzie, Marcel Mendes; do diretor da Escola de Engenharia, Sérgio Lex; do coordenador do Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (Craam), Jean Pierre Raulin, além de docentes, pesquisadores, autoridades municipais e demais convidados.
O OBSERVATÓRIO
Localizado no sítio astronômico de Atibaia, o reinaugurado Observatório de Radioastro-nomia e Astrofísica Pierre Kau-fmann, mais conhecido como Observatório do Mackenzie, foi fundado no dia 20 de outubro de 1973, por um grupo de entusiastas em aplicar técnicas de rádio em astronomia, lideradas pelo professor Pierre Kaufmann.
Segundo o INPE, o observatório é um dos mais modernos do mundo. Ele possui um radiotelescópio de precisão para ondas milimétricas, com diâmetro de 13,7 metros e redoma de 23 metros, utilizado para pesquisas.
O principal objetivo é observar as nuvens de gás que envolvem as estrelas ainda em fase de formação, e essas pesquisas fazem parte de um projeto maior de estudos desses astros. O local é aberto ao público e une o conhecimento e a natureza de Atibaia.
Mais informações: (11) 4411-2958 ou (11) 4411-2804.
0 Comentários