news-details
SUB-VERSÃO

Obrigada, Bolsonaro!

“Apesar de você

Amanhã há de ser outro dia

Eu pergunto a você onde vai se esconder

Da enorme euforia?

Como vai proibir

Quando o galo insistir em cantar?

Água nova brotando

E a gente se amando sem parar...”

(Chico Buarque de Holanda)

Se existe um sentimento que amo cultivar é o da gratidão. Por isso, no texto dessa semana, gostaria de expressar minha mais profunda gratidão ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro.

Não, não fiquem temerosos, nem apreensivos, não mudei meu posicionamento político, não, mas sinto que tenho tanto a agradecer a esse ilustre senhor...

Começo agradecendo por, desde o início, me confrontar com aquilo tudo que mais abomino, e assim, ser capaz de fortalecer minha crença naquilo que mais admiro. Agradeço por me mostrar o lado mais perverso de cada um, e ainda assim, não me surpreender. Agradeço por trazer à tona sentimentos tão horrendos, que confesso, por vezes senti vontade de chorar, mas com esse meu pranto irriguei minha poesia, e ela renasceu mais forte e resistente.

Obrigada por, mesmo sem querer, ter me apresentado a pessoas incrivelmente humanas, opositores seus, assim como eu, com as quais compartilho a esperança de dias melhores e me fortaleço em resistir. Obrigada por, através de suas ações tão controversas e questionáveis, fortalecer minha crença naquilo que desconfiei desde o princípio: quem muito fala, pouco ou nada faz.

Obrigada também por escancarar ao mundo nossa vergonha, aliás, por nos fazer, quase que diariamente, passar vergonha. Talvez a vergonha seja mesmo necessária para que aprendamos a valorizar seu oposto.

Obrigada por insuflar o ódio, porque cada vez que ele é insuflado, faz-se necessário que o amor o suplante. Obrigada por se aproveitar do sentimento de descrença dominante para impor uma crença ignorante e cruel. Jamais nos esqueceremos disso.

Obrigada por ensinar nossas crianças a fazer “arminha com a mão”, porque mesmo que ainda não compreendam completamente, o senhor já está incutindo em suas mentes a ideia asquerosa de que a violência é a solução para problemas ancestrais.

Não poderia deixar de agradecer também, Senhor Bolsonaro, por sua honestidade, bem como a de toda sua família, cujos valores estão alicerçados num deus em quem não acredito, e a quem o senhor envergonha profundamente através de seus atos e palavras.

Obrigada, obrigada mesmo, por apenas confirmar aquilo que soube desde o princípio, para infelicidade desse país e desse povo a quem amo.

Obrigada por tão brilhantemente desempenhar seu papel de subdesenvolvido “limpa botas” do imperialismo americano.

Obrigada por sua rasa noção de humanidade, obrigada por devolver esse país a eras sombrias. Obrigada por celebrar a tortura, afinal, isso deixa bem claro a que deus o senhor serve.

Obrigada, obrigada e obrigada por ser o oposto do que ansiamos e merecemos enquanto nação, porque, espero um dia, todos acordem para aquilo que deveríamos ser. E nesse dia, nesse dia o senhor não passará de uma triste página de nossa história!

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image