A Prefeitura de Bragança Paulista está dando continuidade às obras emergenciais da rotatória na Praça Chico Major, no Lavapés, e nessa semana, realizou mais ações para solucionar os problemas encontrados na área, que está em estado de periculosidade.
Com o objetivo de adequar as dimensões da nova canalização, aumentando a vazão de água, evitando que enchentes ocorram no local, na última terça-feira, 28, foi autorizada a compra direta, dispensando licitação, de 155 aduelas em concreto, sendo fechadas e tipo L, nas dimensões: 2,5x2,5; 3,5x2,5; e 4,0x2,5.
Além disso, máquinas de grande porte chegaram ao local para garantir melhor eficiência e agilidade nos trabalhos, sendo duas escavadeiras sobre esteiras, uma de 22 toneladas com caçamba de 1,5 metro quadrado, e outra de 24 toneladas equipada, com pulsão pneumática de 2.200 kg. Dois rompedores manuais com compressores, sendo um deles elétrico, permitindo a utilização de policorte, e dois caminhões basculantes, também trabalham no local. Os equipamentos e maquinários utilizados são próprios da Prefeitura e outros alugados da empresa A3 Engenharia.
HISTÓRICO
De acordo com a Prefeitura, a obra de caráter emergencial se fez necessária, pois a estrutura local está em processo de falência, tendo em vista que se trata de uma construção de cerca de 100 anos. Havia depressões no entorno da rotatória, no solo, pois as pedras de sustentação e os pilares ruíram, causando a obstrução e comprometendo a vazão do Ribeirão Lavapés, que passa por baixo do local.
Como medida preventiva, o local foi interditado e criado um desvio do trânsito pelas ruas paralelas, no dia 17 de janeiro. Para quem utiliza a avenida no sentido do bairro Lago do Taboão, o desvio acontece pela Avenida São Lourenço. Já aos motoristas que seguem em sentido ao Centro, são orientados a seguirem pela Rua Dona Carolina.
Por ser uma obra de emergência, quem está à frente das atividades é a Secretaria Municipal de Serviços. As obras também fazem parte do Plano Municipal de Combate às Enchentes.
No dia 20 de janeiro, foi publicado na Imprensa Oficial nº 747, o Decreto nº 3.166, que declara em “situação de emergência” as áreas que margeiam o Ribeirão do Lavapés, no trecho da Praça Chico Major, considerando as avarias surgidas na rotatória da Praça Chico Major, em decorrência das fortes chuvas, o surgimento de diversas rachaduras no leito da via, bem como da constatação da ruptura de diversas vigas que sustentam a laje e a necessidade de urgência no restabelecimento do local, visto que a atual situação pode também ocasionar o desabamento da área.
0 Comentários