Foto: Dimp
news-details
Geral

Obras do Centro Cultural prosseguem e estrutura metálica do telhado começa a ser montada

Trabalhos dessa fase devem seguir com a conclusão de serviços de estruturação e, depois, com pintura e demandas estéticas e de acabamento

As obras do antigo Teatro Carlos Gomes, que deve abrigar um grande Centro Cultural no final de 2020, prosseguem a todo vapor. Na última quarta-feira, 2, as vigas da estrutura do telhado – ao todo, três vigas pesando quatro toneladas cada – começaram a ser fixadas. As obras dessa fase devem seguir com a conclusão da estrutura, soldagem e demais serviços de estruturação; depois, com pintura e demandas estéticas e de acabamento.

O Jornal Em Dia conversou com o engenheiro responsável pelas obras, Wladimir Nascimento, que falou sobre o andamento dos trabalhos. “A gente dividiu em três módulos e está finalizando a cobertura do módulo 3, já iniciando a cobertura do módulo 2 por conta do espaço físico que tinha ali. A estrutura é muito grande, então estava ocupando um grande espaço ali na rua lateral do prédio, então a gente já subiu as vigas de travamento do módulo 2, mas ainda falta subir essa parte de cobertura em si, e agora está em fase de travamento dela também e de solda, enfim, desses outros serviços. É uma estrutura com aproximadamente 4500 kg, e a gente teve um guindaste que suporta até 100 toneladas”, explica.

Além disso, parte das janelas da edificação foi instalada com material retirado do madeiramento do telhado. As madeiras foram recuperadas e tratadas e compõem o processo de restauração dos componentes originais da construção. Uma parcela do solo do Centro Cultural está sendo assentada com granito e algumas partes da construção foram pintadas e receberam vidraças, de modo a captar mais luz natural e, assim, diminuir o consumo de luz artificial. “A gente começou a instalação das janelas de madeira do teatro, que vai pegando todo o perímetro ali, aquelas janelas redondas, as janelas quadradas também que foram feitas com o madeiramento restaurado do teatro, aquele madeiramento antigo do telhado. A parte civil em si já finalizou, está na parte de acabamento, iniciando assentamento de porcelanato, a finalização do granito... A gente começou a instalar as esquadrias de alumínio, portas, as outras janelas que são do anexo 4 já estão todas instaladas, acabamos de finalizar a fundação. Já recebemos também o material do madeiramento do telhado novo, a gente vai começar a montar já a partir desse mês, a intenção é já começar a cobrir em breve esses dois módulos do teatro”, comenta.

De acordo com a Administração, este é um passo marcante para a história cultural e turística da cidade. “Recuperar um patrimônio histórico, mantendo a estrutura original do prédio e fazendo adaptações necessárias para atender toda a população, é um ato memorável. Além de reviver um dos principais monumentos históricos da cidade, o Centro Cultural atuará como um centro difusor de manifestações culturais”, comenta a secretária de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image