As obras de restauração da ponte localizada na Rua Peru, no bairro Matadouro, em Bragança Paulista, foram retomadas nesta semana. A iniciativa ganhou novo fôlego após a Prefeitura contratar uma nova empresa para dar continuidade aos trabalhos, devido ao descumprimento contratual por parte da firma anteriormente responsável.
Os serviços já em execução incluem a instalação do canteiro de obras, limpeza geral da área, fechamento do perímetro com tapumes e a confecção das vigas da laje da ponte, que estão em andamento na fábrica.
A interrupção anterior se deu pelo não cumprimento dos prazos e exigências previstas em contrato pela empresa vencedora da licitação. Como resultado, a Prefeitura aplicou as penalidades cabíveis e convocou a segunda colocada no processo licitatório para assumir a obra.

A intervenção é considerada urgente e necessária, uma vez que foi identificado um problema estrutural em um dos 12 painéis pré-moldados de concreto que sustentam a ponte. O defeito causou a formação de um desnível na pista. Técnicos constataram um movimento gradativo das placas de concreto do tabuleiro da ponte, fenômeno conhecido como recalque. Caso não seja corrigido, o recalque pode comprometer o leito carroçável, causar rupturas na estrutura e colocar em risco a segurança de motoristas, pedestres e do tráfego de veículos pesados, como ônibus e caminhões.
O projeto prevê a substituição completa da estrutura da ponte da Rua Peru. As travessas atualmente existentes serão reformadas e reutilizadas futuramente em outra ponte que venha a ser construída no município.
***
0 Comentários