Nesse sábado, 8, o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Paulo Skaf, esteve em Bragança Paulista, vistoriando a obra da nova escola do Senai.
Ele andou pelas dependências da nova unidade, verificando o espaço no qual o Senai deve passar a funcionar nos próximos meses. A previsão é que a obra termine em março ou início de abril. Então, os equipamentos e mobília poderão ser instalados para que, provavelmente, em maio ocorra a inauguração.
A atual escola do Senai conta com 1.500 m2 de área construída e atende cerca de 4.800 alunos por ano. A nova unidade terá 8.200 m2 de área construída. Serão dez salas, 19 laboratórios e a previsão de 12 mil matrículas logo no primeiro ano com potencial de crescimento, um aumento de quase seis vezes em espaço.
O novo Senai está sendo construído no Jardim da Fraternidade, em área que foi doada pela Prefeitura de Bragança Paulista. Paulo Skaf mencionou que os investimentos nesta unidade são da ordem de R$ 35 milhões, lembrando que na escola do Sesi, construída ao lado, foram investidos mais de R$ 20 milhões.
Serão oferecidos cursos nas áreas de vestuário, plásticos, metalmecânica, ferramentaria, eletroeletrônica e montagem de redes de computadores.
Paulo Skaf declarou que fica feliz de voltar a Bragança, já que em 2013 ele esteve na cidade inaugurando a nova unidade do Sesi. “Fico muito feliz de voltar a Bragança. No ano passado, inauguramos a escola do Sesi, uma escola maravilhosa, onde milhares de crianças estão tendo oportunidade de cursar o Ensino Fundamental em tempo integral, ficam o dia inteiro na escola, aproveitam as salas de aula, os laboratórios, as quadras de esportes, as atividades culturais, enfim, uma escola de primeiro mundo, considerou.
Paulo também garantiu que a nova escola do Senai terá qualidade incontestável, afirmando até que não haverá nada mais moderno do que ela no mundo. “Hoje, estamos dando uma vistoriada na escola do Senai, quase seis vezes maior que a atual unidade. Uma escola de primeiro mundo, teremos laboratórios, instalações e máquinas mais modernos, todos os ambientes com ar-condicionado, enfim, uma escola de primeiro mundo em todos os sentidos. Fico muito feliz porque, há quatro anos, estava aqui olhando o terreno e sonhando em fazer duas grandes escolas. Uma coisa é o sonho e outra coisa é voltar e ver que está praticamente pronto. Na mesma avenida, um grande centro educativo. Esta escola do Senai pode se considerar que no mundo não vai ter nada melhor ou mais moderno do que ela”, avaliou.
Os cursos que serão ministrados no Senai atenderão a demanda da região, conforme explicou Skaf. “Quando a indústria, através do Senai, forma mão de obra é para atender ao mercado, atender a necessidade. O objetivo maior não é só dar o preparo, a formação para o jovem, para um adulto. O principal é que esse jovem, que esse adulto tenha oportunidade na vida. Tenha oportunidade de um bom emprego, de melhorar no seu emprego, de melhorar o seu salário, de montar o seu próprio negócio. Por isso, nossos cursos são direcionados ao mercado. Esta escola vai atender a toda a demanda de Bragança e região. É muito dinâmico, você tem que estar sempre muito atento porque a demanda pode mudar. Tem que ter dinamismo e rapidez para se adequar à realidade e o Senai é muito atento a isso. O objetivo é que as pessoas que saírem daqui não vão embora para casa, que saiam daqui para conseguir um melhor emprego, melhorem de vida”, considerou.
Por fim, Paulo disse que os jovens que passam pelo tipo de formação que o Sesi e o Senai oferecem estão preparados para tudo na vida. “Através da Educação você transforma realmente uma sociedade, um país e a forma de você dar oportunidades iguais às pessoas é só através da Educação. Através da Educação, você também colabora com a questão da segurança e da Saúde. É lógico que um jovem desses, que vai entrar aqui (na escola do Sesi) com seis anos e sair com 18, com toda essa formação, não vai precisar de penitenciária. E nem hospitais também porque certamente ele terá todas as condições de ter uma boa saúde, vai ter praticado esportes, adquirido conhecimento e trabalhado sua autoestima”, concluiu.
0 Comentários