news-details
Religião

O verdadeiro sentido do Natal

Está chegando o Natal, e muitos esperam o ano todo pela entrega dos presentes, reunir a família, rever aqueles que amamos...Momentos inesquecíveis que são de fato muito aconchegantes, cheios de afeto e ficam gravado em nossas memórias. Todo ano também somos envolvidos pela correria do comércio, a busca pelos presentes e lembranças, viagens e tantas outras realidades.
Mas será que o Natal é somente isso? Será que estamos celebrando e vivendo o sentido do Natal? Será que paramos para celebrar o nascimento de Jesus, o Deus que se fez Menino, nascido da Virgem Maria, Deus que veio habitar no meio de nós?
Celebrar o Natal é toda essa realidade, mas com um acréscimo: não podemos esquecer de nos permitir envolver pela ternura do amor de Deus, expressado no nascimento de Cristo. Participar do Natal sem procurar a ternura e seu verdadeiro significado é semelhante a participar de uma festa sem conhecer o anfitrião. Assim, a vivência se torna algo superficial e com sentimento de indiferença, fazendo com que não exista motivo para come-
morar a festa, por não conhecer o aniversariante.
Devemos parar por um momento para recordar o verdadeiro motivo desta celebração.
O Natal deve ser preparado com muito respeito e dignidade, sem nos deixarmos nos envolver apenas pelo clima externo do consumismo e esquecermos o sentido da comemoração.
E isso pode ser um desafio para o Católico Apostólico Romano: deixar-se envolver com seduções externas, que deturpam o sentido do Natal. Para o cristão, o Natal primeiramente, não é feriado, é o nascimento do Menino Jesus, é comemorar e recordar a primeira vinda do nosso Salvador, o Messias prometido pelos profetas.
Trazendo esperança a todos nós, o Natal não é somente uma noite em que as pessoas se reúnem para ceia e trocar presentes, luzes coloridas e árvores de Natal. Tudo isso faz parte do Natal e nada disso é errado, desde que o principal motivo para a celebração seja o nascimento do Menino Jesus. Esse é o verdadeiro sentido do Natal: o Senhor vem trazer a sua esperança de Salvação a todos nós, e isso é inegociável diante da sociedade do relativista
e do consumo. Portanto, que o verdadeiro sentido do Natal venha em nossos corações repleto de esperança e seja a nossa luz. Que o Menino Jesus possa nascer, a cada ano, na manjedoura e em nossos corações, e nos iluminar com sua presença divina a fim que tenhamos
um Natal abençoado.
Que a luz Dele, Emanuel (Deus está conosco), nos contagie e aqueça as nossas vidas e famílias. Que abramos os nossos corações e tenhamos a coragem de acolhê-lo em nossas vidas com discernimento do verdadeiro sentido do Natal, pois a luz é Cristo aos corações sedentos de amor e paz.

Pe. Juliano Rodrigo

Paróquia São Lázaro de Betânia

HORÁRIO DAS MISSAS

Domingo – 9h e 19h

MISSA NOITE DE NATAL

24 de dezembro, 19h30

25 de dezembro, – 9h

MISSA ANO NOVO

31 de dezembro, às 19h30

1º de janeiro de 2026, às - 9h

Instagram - @paroquiasaolazaro

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image