Se disparada errada fere ou até mata. E é assim, ferido, que amanheceu o Jornal Em Dia, na quinta-feira, 2, quando viu uma foto utilizada na matéria “Feira Livre é o maior ponto de aglomeração permitido pela Prefeitura”, veiculada no site www.jornalemdia.com.br, estampada em um post do Facebook da Prefeitura como uma “fake news de mau gosto”, alegando não ser de Bragança Paulista ou que “a foto é antiga”.
Esclarecendo ao leitor, a foto foi tirada às 10h38 do dia 1º de abril, na Feira Livre, por um comerciante local, mostrando aglomeração formada naquele horário e enviada à Redação na mesma manhã.
Aos colegas da Secretaria de Comunicação e assessores, nada adiantou apresentar os fatos, a descredibilização a um canal de comunicação vinda de pessoas ligadas ao Executivo, sem prévia apuração, colocou em xeque a confiança de leitores e confundiu a população.
Chama atenção que uma Prefeitura, com uma Secretaria de Comunicação equipada de recursos e pessoas capacitadas, aparente não adotar os princípios básicos do fazer jornalístico. Comunicadores que não reconhecem suas falhas, não dialogam e não retificam com presteza os erros constatados não estabelecem confiança.
Irredutível, a Prefeitura não removeu a publicação, que mais tarde foi endossada por membros do Executivo e Legislativo. No entanto, ainda sem reconhecer as falhas, anunciou após a publicação da matéria, mudanças no funcionamento da feira, com o espaçamento maior entre as barracas.
Vale ressaltar que um membro da Redação esclareceu os fatos para a secretária de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira, no post compartilhado por ela no Facebook, que admitiu ter um feirante na foto que foi consultado. A informação só comprova que a foto se trata do dia 1º, quarta-feira, na Feira Livre de Bragança Paulista.
O Jornal Em Dia manifesta pesar pelo desrespeito ao trabalho de sua equipe. Neste momento de crise causado pela pandemia do coronavírus é que mais se precisa de união para disseminar informação de qualidade em meio a tantas notícias falsas. Da mesma forma que este veículo chamou atenção para a carreata de comerciantes bolsonaristas, não deixaria de publicar sobre a exposição de cidadãos aos riscos, mesmo que isso possa ferir o ego de figuras públicas locais.
0 Comentários