Foto: Dimp
news-details
Saúde

Município realiza reunião com membros da Central de Regulação de Saúde do estado de São Paulo

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, na tarde de quarta-feira, 17, uma reunião com responsáveis pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) e técnicos da Secretaria de estado da Saúde de São Paulo, para instalação de sistema informatizado de regulação médica de urgência e emergência: a Cross microrregional.

O encontro, que aconteceu no auditório do Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade (Cisem), é uma das solicitações do deputado estadual Edmir Chedid junto à Secretaria Estadual de Saúde, visando ao diálogo entre municípios e estado e busca por melhorias.

Na ocasião, o gerente médico da Cross do estado de São Paulo, Domingos Guilherme Napoli, abordou o conceito da regulação, a regulação médica, a regulação do SUS (Sistema Único de Saúde), os motivos sociais e obrigações constitucionais para regulação, objetivos e importância estratégica da regulação, além de regulação de urgência e emergência e o histórico da Cross. “A região irá ganhar um sistema informatizado, em que permite agilidade no atendimento, medir os tempos de respostas, além de informar quem atende ou não, sendo um sistema transparente para urgência e emergência”, disse. Ele estima que os municípios poderão contar com a implantação do sistema, em um período de 15 dias a um mês após os treinamentos.

Ao final, a secretária municipal de Saúde, Marina Oliveira, agradeceu a presença dos 11 municípios e dos representantes do estado responsáveis pela Cross e afirmou estar otimista com esta reunião. “O Samu Bragança já realiza a operacionalização da regulação, mas não possui o sistema informatizado. Estamos otimistas com a reunião e a implantação deste sistema Cross microrregional para urgência e emergência”, concluiu.

Também estiveram presentes os médicos reguladores da Cross – Cardiopatia Congênita, Liane Catani e Marcelo Santin Cascapera, o coordenador administrativo da Central, Antônio Carlos dos Santos, Guaraciaba Oliveira Ferrari, médica da DRS7 de Campinas, a médica Maria Auxiliadora Zanin e a diretora do CCPMIS (Centro de Credenciamento, Processamento, Monitoramento e Informação de Saúde) do DRS7, Maria Silvia Bergo Guerra, secretários de saúde da Região Bragantina, além de servidores municipais.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image