Foto: Dimp
news-details
Geral

Município passa a oferecer novo método de prevenção à infecção pelo vírus HIV

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, passou a oferecer, a partir dessa terça-feira, 16, um novo método de prevenção à infecção pelo vírus HIV - a Profilaxia Pré-Exposição – PrEP.

A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da AIDS infecte o organismo, antes mesmo de a pessoa ter contato com o mesmo.

Segundo consta no portal Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, o PrEP não pode ser usado por todos, compondo o público prioritário: gays e outros homens que se relacionam sexualmente com homens; pessoas trans; trabalhadores(as) do sexo; além de pessoas que, frequentemente, deixam de usar camisinha em suas relações (anais ou vaginais); praticam sexo sem preservativo com alguém que seja soropositivo e não esteja em tratamento; faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV); e apresenta episódios frequentes de infecções sexualmente transmissíveis.

“A PrEP não previne outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção como camisinha, gel lubrificante, dentre outros”, explicou o infectologista e professor da USF, José Ribamar Mendes.

Os atendimentos ocorrerão todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no CTA, nas salas 24 e 26, no Centro de Saúde Dr. Lourenço Quillici. Para maiores informações, ligue: (11)4033-4385, ou acesse: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/prevencao-combinada/prep-profilaxia-pre-exposicao.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image