Nesta semana, o Instituto Cidades Sustentáveis divulgou o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, indicando a vizinha estância de Morungaba como o município mais sustentável entre os 770 avaliados em todo o país.
Morungaba lidera a classificação com 73,40 pontos. O resultado significa que a cidade atingiu três quartos da distância para o desempenho ótimo nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), com 169 metas até 2030 (Agenda 2030).
O índice busca estabelecer os ODS como ferramenta pa-ra a gestão pública e a ação política nos municípios, tendo em vista que o monitoramento de indicadores permite guiar as prioridades dos governos locais de acordo com os desafios identificados a partir da análise de dados. A pontuação atribuída vai de 0 a 100.
O sistema de classificação por cores (verde, amarelo, laranja e vermelho) aponta a proximidade do município de atingir o objetivo. Quanto mais próximo do vermelho, mais distante de alcançar a meta ele está.
Dentre os itens bem analisados do município de Morun-gaba, avaliados com classificação “verde”, estão: energias renováveis e acessíveis; produção e consumo sustentáveis e proteção da vida terrestre.
“Estamos trabalhando desde o início da primeira gestão com as políticas públicas voltadas à qualidade de vida do cidadão: nas áreas de Mobilidade Urbana, Habitação, Meio Ambiente, Educação e Saúde, enfim, todas as áreas sem medir esforços. Esta classificação é o reconhecimento de todo o trabalho que a equipe da prefeitura vem fazendo, sempre procurando administrar a cidade com afinco e respeito à população”, explica o prefeito Marco Antônio de Oliveira.
Para ele, os dados avaliados são importantes indicadores para que a administração municipal possa aprimorar suas estratégias e busque cada vez mais eficiência nos investimentos públicos.
0 Comentários