Foto: Gabriela Menezes Zimbres
news-details
Cultura

Monólogo “Tião, meu glorioso café” traz visibilidade à pessoa com deficiência

O monólogo “Tião, meu glorioso café”, do ator e professor de teatro Arthur Acosta Baldin, será realizado neste domingo, 21, às 19h, no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid (no Teatro Carlos Gomes). O evento, que é gratuito, aborda as dificuldades e a inclusão das pessoas com deficiência. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente na bilheteria do local.

No dia 22, o artista visita ainda a Escola Estadual “Silvio de Carvalho Pinto Júnior”, na Cidade Planejada I. No fim da apresentação, Baldin realiza uma roda de conversa sobre as pessoas com deficiência.

SINOPSE

Nascido em uma família que adora tomar café, Arthur Acosta Baldin usou a relação íntima com a bebida para criar “Tião”, personagem em que se inspira para demonstrar que as deficiências podem ser superadas com criatividade, empenho e bom-humor.

Baldin compartilha com o público toda a vivência e desafios que lhe foram impostos a partir do diagnóstico de anoxia, ausência de oxigenação no cérebro, no pós-parto, o que resultou em um leve déficit em sua coordenação motora.

O ARTISTA

O escritor, ator e professor de teatro Arthur Acosta Baldin é natural de São Paulo e autor e ator da peça ‘Tião, Meu Glorioso Café’. É formado em Comunicação das Artes do Corpo e Pós-graduado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Atuou, dirigiu e escreveu a peça ‘Segismundo ExtemporÂneo’, apresentada em 2022 no Programa Praças, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo.  Além disso, participou da semana “Modos de Acessar”, com o coletivo Libertas, fundado em 2020 por ele e outros artistas.

Arthur Baldin ainda atuou na Cia. Mirante de Arte, onde foi protagonista da média metragem ‘Des. Conecte-se’, além de montar a peça ‘Religando-se’, também com a Cia. Mirante da Arte. É ator-diretor do espetáculo ‘Auto da Compadecida’, de 2019, e colaborador do Jornal ‘O São Paulo’.

Como professor, Arthur Baldin trabalhou no Colégio Piaget, em 2020 e 2021, e foi auxiliar no Colégio Oswald de Andrade. Integra o Programa de Iniciação Artística (PIÁ/2022), como Arte Educador (AE), programa promovido pela Secretaria de Cultura do Município de São Paulo.

SERVIÇO

Data: 21 de maio

Horário: 19h

Local: Teatro Carlos Gomes

Ingresso: na bilheteria do Centro Cultural – troca voluntária por 1kg de alimento não perecível

Classificação indicativa: 10 anos

Duração: 40 minutos

A apresentação contará com tradução e interpretação em libras

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image