Em parceria com a Prefeitura de Bragança Paulista, o Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, exibe, neste sábado, 11, o filme “O Gabinete do Dr. Caligari”, de 1920, na terceira edição do Ponto MIS – bate-papo de cinema.
A terceira edição do projeto homenageia o expressionismo alemão, com 100 anos do clássico considerado a grande obra do movimento no cinema. O filme será exibido às 16h30, em parceria com a Pandora Filmes, durante uma sessão digital exclusiva com 100 vagas.
Após a mostra online do filme, às 18h, no canal YouTube do MIS, o público poderá conversar com Carlos Primati, jornalista, pesquisador e crítico de cinema, Paulo Biscaia, diretor, roteirista e editor de cinema e diretor e dramaturgo, e Marcelo Miranda, jornalista, crítico de cinema, pesquisador e programador, sobre o longa-metragem dirigido por Robert Wiene e escrito por Hans Janowitz e Carl Mayer.
Inscrições - As inscrições para a sessão estão abertas desde quinta-feira, 9, via formulário online (https://bit.ly/34pzA1t). A inscrição não dá direito à participação, a equipe do MIS entrará em contato por e-mail para confirmar a participação. O bate-papo estará disponível no Youtube do MIS às 18h, sem a obrigatoriedade de ter se inscrito antes.
Sinopse – “O Gabinete do Dr. Caligari”, filme do diretor Robert Wiene, inaugura e dá o tom do expressionismo alemão na história do cinema. O filme conta a história do Dr. Caligari, um misterioso cientista e hipnotizador, que apresenta o sonâmbulo Cesare, que supostamente estaria dormindo há anos, em espaços públicos de um vilarejo holandês. A estética de fortes contrastes em preto e branco embala os mistérios de Cesare e os comandos funestos dados pelo seu mestre, Dr. Caligari.
0 Comentários