Vi esta receita na internet, na página “Receitas da vovó”, e já pelo nome, mandioca com creme de bacon, dá para perceber que não tem como ficar ruim. Preparei um dia desses no almoço e todos por aqui aprovaram.
Fiz rapidinho, e esta é mais uma sugestão que pode ser preparada com antecedência, deixando só para gratinar na hora da refeição. Mesmo fria, fica muito saborosa, pois o creme permeia os pedaços de mandioca, que ficam suculentos.
E, de quebra, você pode usar a água do cozimento da mandioca, que já foi temperada, para ser a base de uma sopa, somente acrescentando um macarrão cozido ou até quebrar alguns ovos para cozinhar nesse caldo. Estamos numa época que o desperdício de alimentos deve ser evitado.

- 1 quilo de mandioca descascada
- Água o suficiente para cozinhar a mandioca
- Chimichurri e páprica defumada a gosto para temperar a água do cozimento (ou 1 envelope de caldo de carne)
- 300 g de bacon em cubos pequenos
- 1 cebola picadinha
- 1 caixinha de creme de leite (170g)
- Meio copo de requeijão cremoso (embalagem de 200 g)
- 100 ml de água filtrada
- 1 pitada de sal
- 150 g de muçarela em fatias ou ralada
- Cheiro verde a gosto
Leve na panela de pressão a mandioca com os temperos para cozinhar, deixando-a bem macia. Escorra a água após o cozimento (pode usar depois) e retire os talos do meio da mandioca. Reserve os pedaços num pirex refratário.
Numa panela, frite o bacon até ficar bem douradinho e retire, reservando-o num prato. No óleo do bacon, frite a cebola, junte o creme de
leite e o requeijão, mexa bem; reserve um pouco de bacon para decorar e junte o restante na panela misturando bem. Junte a água e coloque uma pitada de sal; experimente e ajuste a gosto e coloque um pouco de cheiro verde picado.
Despeje o creme sobre as mandiocas, cubra tudo com a muçarela, espalhe o bacon reservado para decorar e salpique mais um pouco do cheiro verde.
Leve ao forno pré-aquecido para derreter o queijo. Agora é só servir.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
0 Comentários