A Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios fez um levantamento em que constatou que Bragança Paulista conta com cerca de mil produtores rurais. Desses, apenas 10% são produtores orgânicos, o que levou a outra informação: a maioria dos produtores rurais do município utiliza métodos convencionais e, portanto, faz uso de agrotóxicos.
O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, de acordo com dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
Com essas informações em mãos, a Secretaria dos Agronegócios uniu forças com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e está promovendo um trabalho de conscientização e ação efetiva na reutilização ou tratamento de resíduos sólidos, com maior foco na problemática encontrada nas áreas rurais.
Para isso, são realizadas reuniões no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural com o objetivo de desenvolver ações visando a estimular os produtores ao consumo consciente, bem como a destinação adequada dos resíduos gerados; a destinação de resíduos considerados perigosos e/ou contaminantes, com maior foco em embalagens de agrotóxicos.
Também será feito, informou a Prefeitura, o cadastramento de produtores rurais e celebração de parceria com órgãos interessados, visando à prática de ações referentes à responsabilidade pós-consumo.
Além das ações de conscientização e estruturação, em julho, será realizado o “Dia do Agricultor e Campo Limpo”, que possibilita que agricultores descartem de forma consciente as embalagens dos agrotóxicos, fazendo a tríplice lavagem, sendo que as embalagens recolhidas recebem o destino correto por meio de empresa especializada. Neste dia, também são recolhidos lâmpadas e materiais eletrônicos. Estima-se, pela média das ações já realizadas em anos anteriores, que essa iniciativa resulte na coleta de mais de 15 mil embalagens de agrotóxicos que são encaminhadas ao Posto de Reciclagem e de 6 mil lâmpadas.
0 Comentários