Nesta primeira coluna do ano de 2022, desejo que todas e todos tenham passado pelas festas de Natal e Final de Ano com alegria e união. Aproveito para deixar meus votos de que o ano que estamos iniciando venha com as bênçãos necessárias para cumprirmos nossos propósitos e objetivos.
E depois de tanta comilança e desvio da rotina alimentar, os dias seguintes por aqui foram de refeições com pratos únicos, para aliviar o organismo e as tarefas; afinal, nas ceias e almoços festivos, a cozinha e os afazeres da casa exigiram mais trabalho.
A sugestão de hoje é uma adaptação de receita que vi numa página do Facebook chamada Food Makers, que sempre traz boas sugestões de doces e salgados. Mantive o nome, mas alterei alguns ingredientes para tornar o prato mais acessível e um pouco menos calórico.
A aprovação foi geral e, por isso, já fará parte das receitas rápidas, saborosas e práticas, afinal, você pode deixar o prato pronto e só gratinar na hora de servir.
O macarrão é do tipo ninho, o talharim chato e, além do molho vermelho, a finalização tem um creme branco feito rapidamente no liquidificador com batata cozida e leite, um tipo de purê mais líquido que dá todo charme e sabor ao prato.

1/2 pacote de macarrão tipo ninho (6 a 8 ninhos da embalagem de 500g)
- Água e sal suficientes para o cozimento
- 2 linguiças tipo calabresa defumada picadas miúdas (cerca de 450 gramas)
Cebola picada e alho para refogar
- 1 embalagem (520 g) de purê de tomate (se usar molho pronto, não precisa do refogado de cebola e alho)
- Orégano e sal a gosto
Corte as linguiças em cubinhos pequenos e frite num pouco de óleo. Junte a cebola picada e o alho e frite. Depois, adicione o purê de tomate e deixe ferver alguns minutos para incorporar os sabores. Acerte o sal se necessário e tempere com orégano a gosto. Depois desligue e reserve.
Coloque a água do macarrão para ferver e depois cozinhe pelo tempo indicado na embalagem sem amolecer demais e vá preparando o molho 2.
- Bata no liquidificador, até ficar um creme liso e fino, os seguintes ingredientes (não vai ao fogo):
- 1 batata grande cozida
- 1 xícara (chá) de leite de vaca
- 50 gramas de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta a gosto a gosto
- Se necessário, pode colocar um pouco mais de leite pois este creme será espalhado sobre o macarrão.
Após cozinhar o macarrão, escorra e coloque num pirex misturando o molho 1 em todo macarrão. Em seguida, despeje por toda a superfície do macarrão do pirex o molho 2. Salpique com queijo ralado a gosto e leve ao forno pré-aquecido para gratinar.
Retire do forno e sirva em seguida.

Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas,escreva para: miocz@yahoo.com.br.
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários