
Continuando a série de receitas rápidas e saudáveis, a sugestão de hoje é uma massa que, enquanto cozinha, prepara-se rapidinho o molho que, na verdade, é um refogado que agrega ao macarrão do tipo farfale (gravatinha) um sabor indescritível que as pessoas não param no primeiro bocado e é um prato sofisticado que faz sucesso.
Sofisticado, pois um dos ingredientes é o tomate seco, que tem se tornado popular na culinária brasileira há poucas décadas e, neste preparo, faz toda a diferença. Tradicional das regiões italianas da Campania e Sicilia, o tomate seco surgiu como um método de conserva já no século XIX. É um trabalho artesanal e popular, pois, antigamente, nessa região, era comum encontrar tomates secando ao sol nas varandas ou sobre pedras. Hoje, a secagem dos tomates é muitas vezes feita em fábricas, com aparelhos industriais.
E a abobrinha combina com tudo, além de dar um colorido especial à massa. Com o toque especial do queijo provolone, que tem um sabor defumado, você consegue preparar uma refeição balanceada e diferente. Faça, não irá se arrepender!
MACARRÃO COM ABOBRINHA E TOMATE SECO
Ingredientes:
- 1 pacote de macarrão tipo gravatinha cozido em água e sal “al dente”
- 2 colheres (sopa) de manteiga (pode ser azeite ou margarina)
- Alho e cebola picadinhos a gosto
- 300 gramas de abobrinha picada (eu uso 2 médias para grandes)
- 250 gramas de tomate seco picado
- 1 caixa (pequena) de creme de leite
- 250 gramas de queijo provolone numa fatia grossa e cortado em cubos
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 maço de rúcula lavada e picada a gosto
Preparo:
Corte a abobrinha pelo comprimento em quatro e depois em fatias e reserve.
Pique em pedaços menores o tomate seco e reserve.
Frite na manteiga o alho e a cebola e, depois de murchos, acrescente as abobrinhas refogando até começar a ficar brilhante sem amolecer. Rapidamente, junte o tomate seco, misture bem, prove e acerte o sal e desligue o fogo.
Noutra panela, coloque o creme de leite e tempere com sal e pimenta com fogo desligado.
Pique o queijo provolone em cubinhos e reserve.
Quando o macarrão estiver quase no ponto, aqueça novamente a abobrinha e a panela com o creme de leite até começar a ferver. Escorra o macarrão e coloque na tigela, misturando-o com a abobrinha, os cubos de queijo e parte do creme de leite. Repita a camada de macarrão, coloque abobrinha, queijo, creme de leite e finalize com uma farta cobertura de rúcula. Sirva imediatamente.
Observação: se gostar de uma massa mais úmida, coloque a lata maior de creme de leite, que inclusive dará um maior rendimento.
Serve de 4 a 5 pessoas.
Até nosso próximo encontro!
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários