Lobos em pele de cordeiro

O assunto que ainda continua repercutindo em Bragança Paulista é a aprovação relâmpago do projeto que revisou os salários dos vereadores para mais e ainda lhes deu o presente de Natal que qualquer bragantino gostaria de ganhar: cerca de R$ 28 mil.

Interessante que a mesma rapidez na análise e aprovação de um projeto não é vista em muitas outras propostas importantes para a coletividade, como a que pretende proibir o uso de água tratada com mangueira para lavar quintais, calçadas e veículos, no período de estiagem.

O estado de São Paulo vive a pior seca dos últimos tempos. A falta de chuvas e o consumo inconsciente de água vêm causando a baixa no nível de represas, rios e cursos hídricos em geral. O projeto de lei que tramita na Câmara não resolveria o problema totalmente, é verdade, mas faria com que o desperdício fosse punido, posição que o Jornal Em Dia defende e cobra há vários meses.

Ainda que a cidade não tenha sofrido racionamento e que autoridades afirmem que este será um dos últimos municípios onde faltará água se a crise se agravar, entendemos que a economia não acarretará mal algum à sociedade, já o desperdício sim, por isso, a aprovação do projeto seria um dispositivo importante no combate a situações de esbanjamento de água.

Voltando nossos olhares para a Câmara, observamos que muitos vereadores são contundentes em fazer críticas ao Executivo e cobrar providências em determinadas situações. Mas agora se veem acuados, tentando justificar o injustificável aumento salarial com o recebimento retroativo, numa época em que a economia do país não vai bem e que uma temida recessão parece mesmo bater às portas.

Ainda que toda essa situação seja julgada legal no futuro, não a enxergamos como ética ou moralmente defensável e acreditamos que os vereadores bragantinos, eleitos pelo povo, deveriam ter a decência de rechaçar tal medida (apenas dois fizeram isso: Marcus Valle e Paulo Mário), até porque renunciaram a esse aumento no ano passado. E, afinal, o subsídio que vinham recebendo já é até muito para alguns, levando em consideração suas atitudes.

Nesta segunda-feira, 15, em que a cidade completa 251 anos, e que a maioria da população não terá um presente tão bom como o dos vereadores para comemorar, esperamos que ao menos fique a reflexão do quão importante é nosso voto nas eleições. O vereador que recebeu sua confiança nas urnas em 2012 merece ser reeleito ou está mais preocupado com o próprio umbigo, ou deveria dizer bolso, conta bancária? É bom já ir pensando nisso, pois a partir de 2015 a corrida eleitoral de 2016 já iniciará sua contagem regressiva e haverá lobos travestidos de cordeirinhos, prontos para legislar em causa própria assim que aparecer a primeira oportunidade.

Uma boa semana a todos!

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image