Levantamento do MP aponta que Câmara de Vargem é a quarta mais transparente da região

A Câmara de Bragança Paulista ocupa a 13ª posição na comparação com os municípios da região e a 465ª no ranking geral do estado

 

O Ministério Público (MP) do estado de São Paulo elaborou um levantamento sobre as Câmaras de Vereadores, avaliando o nível de transparência dos Legislativos paulistas por meio das informações fornecidas em seus sites. O resultado deixou o presidente da Câmara de Vargem, vereador Antônio Rogério Rossi (Leo Rossi), foto, muito satisfeito, já que o Legislativo vargense ficou com a quarta posição na comparação com municípios da região.

O levantamento feito pelo MP foi chamado de Métrica da Transparência e o objetivo foi atender critérios estabelecidos pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

As avaliações atribuíram notas numa escala de zero a 10, conforme as ferramentas que os portais das câmaras oferecem como possibilidade para fiscalização dos contratos e dos gastos públicos pelos cidadãos.

A Câmara de Vargem obteve nota 5,9, o que lhe assegurou o 115º lugar no ranking com todos os municípios do estado. Considerando apenas as cidades da Região Bragantina, a Câmara de Vargem foi considerada a quarta mais transparente, atrás apenas de Atibaia (8,9), Bom Jesus dos Perdões (7,3) e Joanópolis (6,2).

A Câmara de Bragança Paulista, que já registrou discussões internas entre vereadores no quesito cobrança por mais transparência, ficou com nota 2,3.

O Jornal Em Dia conversou, nessa sexta-feira, 11, com o presidente da Câmara de Vargem, Leo Rossi, o qual disse estar muito contente com o resultado. O vereador preside o Legislativo vargense desde maio deste ano, quando o então prefeito Aldo Francelino Moysés foi cassado e o então presidente Claudemir Pereira da Silva assumiu a Prefeitura, sendo também cassado meses depois. Porém, Leo Rossi já havia sido presidente da Câmara em 2013 e 2014.

Ele contou que foi no primeiro ano de seu mandato como presidente que implantou o novo site da Câmara, preocupando-se em dar mais publicidade aos atos do Legislativo vargense. Na época, a Câmara já contava com um portal, mas, na opinião de Leo Rossi, ele era defasado.

Em nota informativa, a Câmara de Vargem declarou que vai procurar tomar ciência junto ao Ministério Público do estado de São Paulo sobre os pontos prejudiciais detectados na avaliação, uma vez que a meta é corrigir estes erros e alcançar a nota 10 no próximo levantamento.

A lista completa da avaliação feita pelo MP pode ser consultada em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/cao_cidadania/Resultado%20M%C3%A9trica%20da%20Transpar%C3%AAncia%20-%20Por%20Nota.pdf.

ÍNDICES DAS PREFEITURAS

Em reunião da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), ficou definido que o Ministério Público Federal realizaria a avaliação dos portais de transparência das Prefeituras de todo o país.

Nesse caso, Vargem ficou com nota de 4,60, na 374ª posição no ranking geral, e Bragança Paulista com nota de 2,60, no 545º lugar.

A relação das notas das prefeituras pode ser encontrada em: http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/ranking/mapa-da-transparencia/arquivos-pdf/rankingsp.pdf.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image