Venho partilhar uma receitinha fácil e rápida de lanche que agradou o pessoal por aqui, que aprendi numa divulgação do Instagram.
Tendo como base a fatia de pão de forma, você pode preparar tudo na hora de servir ou guardar o recheio e ir montando os lanches de acordo com a necessidade, para que fique bem crocante e quentinho na hora de saborear.
É prático, saudável e, além disso, rende bem sem gastar muito.
Aqui em casa usei o forno convencional. Minha filha Amanda preparou na air fryer, tostando em 5 minutos a 200ºC e deixando ainda fechado alguns minutinhos, para ficar mais douradinho. Pela foto que me enviou com o recado, ficou bem mais crocante e rápido de fazer.
E como grande parte das famílias possui na cozinha esse aparelho elétrico, está aqui outra vantagem desse lanche de forno, para os que têm certa preguiça de usar o forno convencional.

- 3 ovos cozidos (deixe 7 minutos após abrir fervura)
- 2 cenouras pequenas raladas no ralo grosso
- 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
- Sal a gosto
- Orégano ou chimichurri
- Salsinha picada se gostar
- 8 a 9 fatias de pão de forma
- Mussarela fatiada suficiente para cobrir as fatias – calcule uma ou duas fatias para cada pão de forma (cerca de 300 gramas, dependendo da espessura da fatia)
Depois dos ovos cozidos, retire a casca e amasse com um garfo.
Junte a cenoura ralada e o restante dos ingredientes mexendo bem até ficar uma mistura homogênea.
Disponha numa assadeira as fatias do pão de forma.
Sobre cada uma coloque 1 colher (sopa) do recheio e espalhe igualmente.
Cubra cada fatia de pão de forma com a mussarela.
Leve assar em forno pré-aquecido por uns 10 a 15 minutos até derreter o queijo; se gostar mais gratinado deixe mais 5 minutos.
Na air fryer: coloque as fatias nela aquecida e deixe de 5 a 7 minutos a 200ºC, desligue e deixe fechada para tostar mais um pouco.
Lembrando que o tempo sugerido depende de cada equipamento – você vai verificar se a mussarela derreteu e o pão está crocante, de acordo com seu paladar.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bra-gantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários