O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde, passou a disponibilizar o kit de autoteste de HIV para que homens que fazem sexo com homens (HSQ), usuários de drogas ou álcool, profissionais do sexo, pessoas trans e quaisquer cidadãos que tenham interesse possam realizar a testagem.
O kit de autoteste de HIV contém: manual de instruções, manual ilustrativo, álcool sachê, lanceta, tubo capilar, dispositivo teste, solução tampão e curativo adesivo. Ele pode ser retirado no Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado na Rua Dr. Freitas, s/nº, no piso superior do Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilicci, no Lavapés, das 7h às 17h.
Caso o resultado do teste seja “não reagente” (negativo), significa que o corpo não possui anticorpos contra o HIV no momento da testagem. Caso seja “reagente” (positivo), a orientação é procurar o serviço do Centro de Testagem e Aconselhamento, que realizará testes complementares para investigação da infecção por HIV. O CTA disponibiliza o WhatsApp: (11) 9 3779-0071 para prestar mais informações e sanar possíveis dúvidas.
Em 2019, no município, houve 31 diagnósticos de HIV, dos quais 45% representam a faixa etária de 19 a 30 anos, sendo 27 homens e quatro mulheres. Dos 27 homens, 14 são de homens que fazem sexo com homens, um bissexual e 12 héteros. Já em 2020, até o mês de agosto, houve 22 diagnósticos, dos quais 50% também representam a faixa etária de 19 a 30 anos, sendo 17 homens que fazem sexo com homens e cinco mulheres.
0 Comentários