Jovem recorre a financiamento coletivo para realizar sonho de estudar música na Holanda

Em junho deste ano, o Jornal Em Dia divulgou a história de Priscila do Nascimento Costa, uma bragantina que tentava reunir recursos financeiros para viajar à Índia e desenvolver um projeto social. Na ocasião, ela conseguiu alcançar, por meio de doações feitas através do site www.catarse.me, a quantia necessária e se encontra atualmente em Bangalore, capital de um estado do país indiano. Nesta edição, o jornal traz a história de outro jovem que também está em busca de seu sonho e, para isso, também precisa da doação de recursos financeiros e recorreu a outro site de financiamento coletivo.

Lucas Figueiredo Santana mora em Piracaia e tem 21 anos. Seu pai, Luiz Santana, integrava uma pequena banda da cidade como trompista e acabou influenciando o filho a gostar de música. Além de se apresentar em Piracaia, Lucas participou da Big Band e Banda Sinfônica Jovem em Bragança Paulista.

Com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos, ele se inscreveu para o curso de saxofone popular no Processo Seletivo da Escola de Música do estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim, em 2011. Aprovado, ele seguiu sua trajetória e, dois anos mais tarde, se tornou bolsista da Orquestra Jovem Tom Jobim. Em 2014, Lucas foi um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas e teve a oportunidade de solar a peça Summertime, de George Gershwin, com a Orquestra em apresentação no Theatro São Pedro, sob a regência de Nélson Ayres.

A oportunidade de estudar na Holanda surgiu no final de 2014, quando ele foi indicado para fazer o curso preparatório para o exame de bacharelado em jazz no Conservatório de Amsterdã.

Em dois meses, Lucas se preparou, aperfeiçoou-se no inglês e no saxofone e então viajou para Amsterdã, onde teve a oportunidade de aprender tanto com os professores como com os alunos, os quais, segundo ele, possuem um nível técnico altíssimo e demonstraram boa intenção de ajudá-lo com a adaptação da rotina de estudos e aulas.

Esse período de estadia em Amsterdã, como já foi mencionado, era para a participação em um curso preparatório para um exame de bacharelado em jazz. Antes de voltar ao Brasil, o jovem recebeu a notícia de que havia sido aprovado e que as aulas começariam em setembro.

E é por isso que Lucas começou uma “vaquinha on-line” e está arrecadando recursos a fim de poder arcar com os custos de hospedagem e mensalidade do curso.

Ele criou uma conta no site: www.vakinha.com.br, onde sua história pode ser conhecida e doações de qualquer valor podem ser feitas. A campanha de arrecadação vai até o dia 30 de setembro e o objetivo de Lucas é alcançar R$ 40 mil.

Além de criar a conta no site mencionado, o jovem fez um show na Casa de Cultura de Bragança Paulista, no último dia 30 de agosto, também com a finalidade de arrecadar fundos para a viagem.

O Conservatório de Amsterdã é referência na Europa e no mundo e o curso de Lucas tem duração de quatro anos.

Se você se interessou em saber mais sobre o jovem e fazer sua contribuição para que o sonho dele se torne realidade, acesse: www.vakinha.com.br/vaquinha/lucas-santana-no-conservatorio-de-amsterdam ou no site www.vakinha.com.br faça a busca pelo nome Lucas Figueiredo e a página será localizada.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image