Foto: divulgação
news-details
Especial

Jovem escritora bragantina Vanessa Magalhães lança seu primeiro livro,“Mais que Palavras”

Além do amor pela escrita, a jovem deseja se aprofundar na arte por meio da música e da fotografia, sem deixar de lado seu sonho de cursar Psicologia

A jovem bragantina Vanessa Magalhães, de 20 anos, irá lançar, hoje, 7, às 16h, na Editora Coerência, localizada na Rua Coronel Osório, 92, no Centro, seu primeiro livro, nomeado “Mais que Palavras”. Além de escritora, ela também é fotógrafa amadora, possui uma paixão pela música e pretende cursar Psicologia em 2024.

Aos nove anos, Vanessa escreveu seus primeiros versos. Em uma conversa com a redação do Jornal em Dia Bragança, a jovem conta que, quando criança, escrevia sobre a beleza do pôr do sol e as mudanças que ocorrem na natureza, que podem ser comparadas com as transformações que acontecem dentro e fora de cada ser humano. “Nunca soube que iria falar sobre ‘a sensibilidade de enxergar além do olhar’, pois só escrevia, não dava rótulos, deixava a imaginação e os pensamentos fazer o seu próprio caminho e no final sempre tinha o resultado de estimular quem lesse, sempre voltado ao autoconhecimento que automaticamente estamos buscando enxergar além do olhar”, diz Vanessa.

A escritora relata que se sentia muito estimulada quando, durante participações em feiras literárias ou concursos de poesia, no Ensino Médio, ela declamava seus poemas ou falava sobre assuntos que domina, fazendo com que as pessoas que estivessem no evento refletissem sobre o tema aborda do. Durante a escola, Vanessa não gostava de gramática e amava matemática – ainda assim, sempre tirou excelentes notas. Mesmo sabendo disso, sua professora de português do segundo ano, Luciene Fagundes, tinha certeza que a jovem se daria bem na área das letras.

O livro “Mais que Palavras” é a realização de um dos sonhos de Vanessa. “O processo de criação foi muito natural, pois, não tinha uma rotina/preocupação de sentar todos os dias e escrever, já passei meses sem escrever nada e estava tudo certo e quando a inspiração surgia, sempre criava vários poemas de uma só vez e guardei até ter uma boa quantidade para que transformasse em um livro. Mas muitas poesias que escrevi passaram por mudanças até o momento que decidi lançar o livro, pois já tinha outro olhar sobre determinados assuntos e alguns poemas que não entraram neste livro, ficará para um próximo”, entrega.

Sensível, a obra pretende tirar o leitor do piloto automático, já que, para a autora, muitas pessoas vivem deixando “a vida levar” e, consequentemente, perdem detalhes que acontecem durante o dia a dia. Além das poesias, há frases soltas que também estimulam o leitor, dependendo da sensibilidade de quem ler. Segundo a escritora, o livro deveria ter sido lançado no ano de 2021 e até foi enviado para algumas editoras que aprovaram o projeto, mas ela sentia que havia poucas páginas e ainda faltavam temas que gostaria de escrever antes do lançamento. Em razão disso, se preparou financeiramente e também continuou escrevendo. Foi no final de 2022 que, ao se programar para uma visita a Ases (Associação de Escritores de Bragança Paulista), que estava fechada no dia, Vanessa viu um local chamado “Livraria Coerência”, que ainda não conhecia. Ao ser recebida pela Giovanna Vaccaro – escritora e funcionária da livraria –, descobriu que o local também era uma editora e, depois de uma conversa, saiu de lá ainda mais motivada a escrever, o que deu origem à carta ao leitor, que pode ser encontrada no livro.

No dia 4 de maio de 2023, a obra foi enviada para quatro editoras – uma delas internacional – sendo aprovada por todas. Após analisar as propostas recebidas, ela se identificou com algumas, mas por não saber como funcionava o processo de publicação de um livro e ter o desejo de acompanhar tudo por perto, acabou optando pela mais próxima, a editora Coerência. A dona da livraria, Lilian Vaccaro, tirou todas as duas dúvidas e, após sentir-se acolhida no local, Vanessa decidiu fechar o contrato. Então, foi dado início ao processo de produção do livro para que ele pudesse ir para a Bienal do Rio de Janeiro, no mês de setembro.

Além da paixão pela escrita, a jovem bragantina também gosta muito de fotografias de paisagem, sendo assim, quando está a caminho de algum lugar e avista um local chamativo, registra o momento com seu próprio celular. Como uma forma de juntar as duas artes, Vanessa faz textos sobre a foto que tirou. “Para conciliar a fotografia com a escrita, só reúno o útil com o agradável. Entretanto, para me aprofundar mais na área (em outros ‘estilos’ fotográficos), terei que fazer algumas renúncias o ano que vem. Já tenho em mente, porém, não posso divulgar agora e adianto que não será a escrita”, enfatiza a escritora, ressaltando que tem planos em relação à arte, inclusive, com a música.

Vanessa também acredita que cursar Psicologia será algo que agregará muito ao seu aprendizado, já que, atualmente, escreve sobre autoconhecimento. Desta forma, ela pretende conciliar sua carreira de psicóloga com a de escritora. “Talvez seja muita coisa para conciliar, mas quando é propósito e temos força de vontade para segui-lo, quando deixamos Deus guiar e agimos, tudo flui”, comenta.

Aos jovens que, assim como ela, gostam de escrever e querem se aprofundar no universo literário, a escritora afirma que o primeiro passo é acreditar naquilo que sonhou, mesmo que não haja pessoas para apoiar. Outro fator importante é gostar daquilo que escreve e sempre buscar melhorar seu conhecimento sobre o assunto. Por último, ela afirma que é necessário agir, ir atrás do progresso mesmo que haja medo, pois só assim será possível alcançar o que se almeja.

Para acompanhar Vanessa e sua caminhada pela arte, acesse suas redes sociais:

Instagram: @_poetisavanessa

Facebook: Vanessa Magalhães

TikTok: @poetisavanessa7

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image